Comportamento

Recordação de pai e filha é aniversário inspirado na novela Tieta, em 1990

Aniversário em Ponta Porã teve até ônibus semelhante ao da novela e Celso Portiolli como animador entre os convidados

Thailla Torres | 27/10/2018 07:46
Ônibus inspirado ao da novela levou parte dos convidados para a festa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ônibus inspirado ao da novela levou parte dos convidados para a festa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quando a família mexe na caixa de recordações é impossível não se divertir com as fotografias de um aniversário pra lá de criativo, realizado em fevereiro de 1990. Mauro Pinto Costa e a filha Maricy Leal Pinto Costa, são os protagonistas da festa inspirada na novela Tieta, exibida pela TV Globo e que naquele ano parou a cidade de Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande.

A dramaturgia inspirada na obra Tieta do Agreste, de Jorge Amado, virou referência para os dois realizarem um festão com direito a ônibus idêntico ao da novela, presença de Celso Portiolli como animador do evento e uma lista de convidados que compareceu totalmente caracterizada, com roupas e acessórios iguais aos da novela.

 

Maricy, à esquerda, foi interpretando a empregada.
Evanise e Celso Portiolli.
No centro, Mauro, o coronel. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eu faço aniversário em 15 de fevereiro e meu pai no dia 2. Lembro que naquele ano estávamos pensando em como seria a festa, quando minha mãe chegou dizendo de uma festa com tema brega, que ela havia ido e se encantando. Foi quando surgiu a ideia de fazer com a temática de Tieta”.

Não demorou muito para a mãe, Evanise Leal Pinto Costa, o pai e a filha organizarem o evento que foi realizado em um clube militar da cidade. “Amigos, familiares e algumas pessoas da sociedade de Ponta Porã foram convidados e todo mundo ficou muito surpreso com o tem”, lembra a mãe.

Logo no convite o pedido era claro. “Tinha que ir fantasiado, bastava escolher um personagem e se vestir semelhante a ele”. Não deu outra, todos os convidados chegaram à festa, fantasiados.

A novela começou a ser exibida em agosto de 1989 e terminou em março de 1990. Alguns personagens ficaram marcados na memória de quem não perdeu um capítulo, por isso, até concurso rolou para eleger a melhor Tieta, personagem principal, e que foi a mais vista no aniversário de Mauro e Maricy.

Outros convidados chamaram a atenção pela fidelidade dos personagens, como seu Mauro que foi de Coronel e dona Evanise que foi Leonora, a dona da Casa da Luz Vermelha, prostíbulo que fazia parte da dramaturgia.

Uma das Tietas chegando na festa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Bafo de Bode, interpretado por Flávio Kayatt, que já foi prefeito de Ponta Porã. (Foto: Arquivo Pessoal)
As Irmãs Perpétuas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Bafo de Bode, outro personagem, foi interpretado pelo convidado e amigo da família Flávio Kayatt, que mais tarde se tornou prefeito de Ponta Porã. “Na época minha mãe também era dona de uma locadora de vídeo e o Celso Portiolli trabalhava em uma rádio na cidade, era amigo dela, e aceitou o convite para animar a festa”.

Celso não saiu do palco um minuto e ainda recepcionou parte dos convidados junto com os aniversariantes que chegaram de um ônibus, alugado para representar a “Marinete”, veículo que também fez parte da novela. “Foi muito interessante e uma surpresa, porque muita gente não imaginava que aquele ônibus apareceria. Um amigo na época que conseguiu, colocou o nome, se vestiu idêntico ao motorista que era personagem e ainda por cima passou em alguns lugares da cidade para buscar alguns convidados”.

O bacana é que além da fidelidade com os personagens, ninguém deixou de participar da festa. “Tudo foi temático. Além das roupas, decoramos diversas partes do salão, fizemos cenografia e até algumas louças eram iguais as da novela”, diz Maricy.

Do cardápio a trilha sonora, também não faltou inspiração. “Tinha comidinhas do Nordeste e naquele ano estava em alta a lambada, escolhemos músicas com a trilha sonora da novela e muita lambada, todo mundo caiu na pista, do padre ao coronel”.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Entrada do evento em um clube militar de Ponta Porã.
Festa reuniu centenas de convidados de Ponta Porã.
Evanise premiando a Tieta ganhadora na festa
Nos siga no