Comportamento

Preguiça para procurar telefone? Então, por favor, não recorra ao Google

Ângela Kempfer | 23/02/2015 16:47
O Google apresenta reportagens que trazem o número do Campo Grande News, não das empresas pesquisadas pelo consumidor que busca contatos.
O Google apresenta reportagens que trazem o número do Campo Grande News, não das empresas pesquisadas pelo consumidor que busca contatos.

O telefone é de um portal de notícias, mas todos os dias dezenas de pessoas (sem exagero!) ligam pedindo para saber como funciona o crediário, até que horas o supermercado fica aberto, se é do açougue, do Ministério do Trabalho, do CCZ... Pior, não são trotes.

É gente desavisada mesmo, que não se entende com o Google. Por isso, a matéria desta vez é em benefício próprio, sem deixar de ser utilidade pública em muitos casos, contra a preguiça.

Ocorre que muitas pessoas digitam lá “Pão de Açúcar Campo Grande MS”, por exemplo, mas a primeira tela que surge no Google tem no topo uma reportagem publicada pelo Campo Grande News e o telefone do portal, não o do supermercado. Calma! Nessa hora é preciso uns 5 segundos para ler o resumo e então entender se tratar apenas de uma reportagem. Mas os apressados já vão tirando o telefone do gancho e mandando ver.

Também acontece da pessoa digitar “Havan” e, mesmo com a página da rede aparecendo antes de qualquer outra coisa na lista do Google, o consumidor resolve que não vai clicar no endereço oficial, porque dá menos trabalho rolar o mouse até o primeiro número de telefone saltar aos olhos. Nesse caso, para infelicidade da secretária, o primeiro contato a aparecer é novamente o do Campo Grande News, em uma matéria sobre a inauguração da loja.

Será acomodação em tempos de internet fácil, que começa na economia de cliques? Mal sabem eles que na época da lista telefônica todo mundo tinha de rodar o dedo sim, mas nas páginas amarelas do guia.

Por isso, o Lado B resolveu tentar uma santa ajuda às telefonistas irritadas e aos leitores que ainda não sabem procurar um contato usando o caminho certo.

O Google ainda é o jeito mais acessível, mas cuidado! É preciso, pelo menos, uns 3 cliques para encontrar o número desejado e evitar a ira de quem recebe dezenas de “desculpe, foi engano” por dia.

Sem brincadeira, se fosse só chateação de repórteres e recepcionista, a gente até levava com bom humor. Mas para quem liga, esse tipo de procedimento equivocado também exige trabalho em dobro. Então, vamos tentar explicar. É fácil gente! Veja os passos:

1 - Escreva na barra de busca o nome da empresa desejada;
2 – Clique no botão com a lupinha, para que a busca ocorra;
3 – Com a lista de opções na tela, acesse apenas o endereço oficial do local desejado.
4 – Na página da empresa, vá em contatos (deve estar lá no alto, no cantinho da direita) e... Voilá, achou!

Qualquer coisa, caso nada dê certo, ainda existe a telelista.

Nos siga no