Comportamento

Por desejo de quem partiu, família quer realizar Banho de São João

Reunião entre festeiros vai definir como festa acontece nesse ano

Bárbara Cavalcanti | 20/05/2021 06:05
Tradicional festa sul-mato-grossense agora é Patrimônio do Brasil. (Foto: Governo de MS)
Tradicional festa sul-mato-grossense agora é Patrimônio do Brasil. (Foto: Governo de MS)

Para realizar o desejo de uma das festeiras mais antigas de Corumbá, Maria de Paula Silva, que faleceu em março, filhos festeiros querem que a festa do Banho de São João aconteça neste ano. Pelo menos expectativa é grande, ainda mais depois que a festa é agora Patrimônio do Brasil. Mas devido a pandemia, tudo ainda está em aberto para ser discutido ao longo da próxima semana.

Maria era uma das festeiras mais antigas da cidade. Ela faleceu em março desse ano. (Foto: Aquivo Pessoal)

De acordo com o festeiro e filho de Maria, Jeferson de Paula Silva, pelo desejo da mãe, a expectativa é conseguir realizar a festa. Mas como isso irá acontecer na prática, ainda não se sabe. “Talvez nesse momento, até por conta da pandemia, não saia como os anos anteriores”, explica. No ano passado, a festa foi transmitida e os festeiros deram o tradicional banho no santo em casa.

“Estávamos acostumados com muita gente, às vezes dava uma sensação de vazio, mas ao mesmo tempo, éramos movidos pela fé, que é o que nos conforta, acreditando que tudo na vida tem seu tempo”, expressa. De acordo com Jeferson, a possibilidade da festa ser novamente transmitida, não está descartada. Mas tudo ainda será discutido com outros participantes na próxima semana.

Para o festeiro Alfredo Ferraz, o sentimento é de gratidão e felicidade com a notícia do Patrimônio do Brasil. “Para nós festeiros, é uma grande vitória e a expectativa é de mais valorização da nossa festa a partir de agora”, reforça.

O título reconhece a importância de uma das maiores festas populares de Mato Grosso do Sul, famosa pelo levantamento do Mastro de São João, roda de Cururu e Siriri, alvoradas, procissões, cortejos, novenas e, claro, pelo banho do santo no Rio Paraguai. A festa, que tem o ápice em dia 23 de junho, remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no