Comportamento

Pelo poder da mulherada com fios sem definição, Sarah mostra cabeleira vermelha

Thaís Pimenta | 29/04/2018 07:40
Ensaio de Sarah foi feito em uma área de lazer na Base Aérea de Campo Grande. (foto: Henrique Drobnievski)
Ensaio de Sarah foi feito em uma área de lazer na Base Aérea de Campo Grande. (foto: Henrique Drobnievski)

O mundo das mulheres sofre transformações constantes, com as ditaduras impostas sobre os padrões estéticos considerados belos e aceitáveis pela sociedade. Há anos, cabelos lisos eram a grande moda. As mulheres que não nasciam com os cabelos naturalmente lisinhos, optavam por químicas com formol para alcançar o padrão estético e até hoje muitas continuam nesse processo. Porém, mais recentemente, os ondulados e cacheados ganharam força - uma espécie de contra corrente ao que era imposto. Mas no meio dos dois extremos, existem aquelas que não são nem lisas e nem cacheadas, seus fios são indefinidos e incompreendidos. É o que acontece com a estudante Sarah Santos, fotografada num ensaio para empoderar aos seus cabelos e ao de tantas outras.

"Eu pensei bastante na questão de que existe uma ditadura capilar que atinge até mesmo as meninas de cabelo cacheado, de ter o cabelo sempre definido e gastar horrores em cremes e procedimentos pra ter esse resultado", explica ela. É como se houvesse uma aversão a textura natural do cabelo, como se isso sempre remetesse a falta de cuidados.

Resgatar sua essência a partir dos fios naturais, foi essa a proposta do ensaio para Sarah, (foto: Henrique Drobnievski)

As fotos foram tiradas pelo fotógrafo e jornalista Henrique Drobnievski  em um espaço de área de lazer da Base Aérea. Henrique é ccheado natural e nunca alisou os fios.

Sarah, pelo contrário, fez parte da corrente imposta às mulheres e também passou pelo processo de químicas para alisar os cabelos. Desde os 10 anos ela enfrentava horas e horas no salão fazendo progressivas e definitivas. "Alisei porque na época não sabia como cuidar e valorizar o cabelo cacheado sabe, aí via mais praticidade no cabelo liso".

A transição capilar veio depois de seis anos, na tentativa de voltar a entender o seu cabelo de forma natural. Há quatro anos ela convive com ele cacheado, depois de lidar com o big chop, corte que retira toda a química do cabelo - uma decisão tomada em 2014. 

Hoje Sarah tenta cuidar dos cachos da forma mais tranquila possível. "De boas, sem neura. Com bastante hidratação e ingredientes naturais, mas pra mim mesma foi um desafio experimentar o cabelo totalmente sem definição, pois meus fios são cacheados, mas são um 3a, então os cachos são mais soltos". A lição que fica é que as vezes dá pra resgatar a vontade de se amar naturalmente.

A estudante diz ter perdido o medo de mexer no meu cabelo e passou a importar-se mais com a saúde do que com somente a estética. "Hoje, pra mim, vejo usar química no cabelo é bem menos pratico do que tê-lo natural", explica.

Hoje a estudante se diz muito mais a vontade com a cabelo cacheado e não se obriga a passar cremes e fazer fitagem nos fios. (foto: Henrique Drobnievski)
(foto: Henrique Drobnievski)

Curta o Lado B no Facebok e no Instagram.

Nos siga no