Comportamento

Para simplicidade durar, ensaio registra momentos em família sem retoques

Com as fotos, família prova que amor tem cheirinho de café coado na hora e aquela risada gostosa durante o almoço

Thailla Torres | 12/01/2020 09:34
Momentos simples em família foram registrados em ensaio diferente. (Foto: Dick Arruda)
Momentos simples em família foram registrados em ensaio diferente. (Foto: Dick Arruda)

Para a família Rocha de Camargo, o amor é um sentimento que tem cheiro de café coado na hora, pão quentinho saindo do forno, risadas na hora do almoço e alegria das crianças pulando no rio que fica a quilômetros de casa. Esses momentos de ternura em família são essência do ensaio documental que registrou 12 horas dos familiares na véspera de Ano Novo, em Sonora, a 362 quilômetros de Campo Grande.

Sem figurino especial ou rosto cheio de maquiagem com intuito de buscar a perfeição nas fotos, a família posou para as lentes do fotógrafo Dick Arruda seguindo mesma rotina dentro de casa, mas com a felicidade de um bom encontro em família ao fim de ano.

Café da manhã é mais que especial para a família. (Foto: Dick Arruda)
Assim como observar o crescimento dos filhos. (Foto: Dick Arruda)
Os fins de tarde no rio raso perto de casa também são especiais. (Foto: Dick Arruda)

Quem se emocionou e ficou surpreso com a simplicidade presente nos registros, capaz de tornar os momentos em família ainda mais especiais, foi o consultor tributário Thiago Rocha de Camargo, 34 anos, que vive em Sonora e pela primeira vez participou de um ensaio documental.

“Me emocionei ao olhar cada foto. Foi de arrepiar ver como é deliciosa a simplicidade. Além de ser um amigo, ele (fotógrafo) conseguiu captar o sorriso que a gente deseja ter todos os dias, a coçada no cabelo do outro, o meu filho no colo e meu irmão do lado, detalhes que lembraram a minha infância, do tempo que eu me sentava ao lado do meu irmão na frente de casa para tocar violão”, descreve o consultor.

E não foi só isso. As 12 horas em família tiveram diversos aromas e cores. São cheiros que vieram do tempero da mãe, que nunca abriu mão de perguntar aos filhos “o que vocês querem comer hoje” até o cafezinho quente não pode faltar na mesa durante a manhã e o lanchinho da tarde.

E cada momento é único para esta família. (Foto: Dick Arruda)

Pela casa da família os sons e cores vieram das risadas e do brilho nos olhos das crianças, que brincaram no chão, na terra e na água. Isso porque a família se divertiu do café da manhã até o almoço, mas não encerrou o dia nas refeições. A diversão se estendeu até o rio “Confusão” a poucos quilômetros de casa.

“Passamos o fim de tarde tomando banho de rio que fica a 40 minutos da cidade. Brincamos muito com as crianças e voltamos no pôr do sol. É um rio pequeno, naquele dia havia corredeiras, mas muito agradável para brincar com os pequenos e água estava gela, mas como estava calor, foi muito refrescante”, conta Thiago.

As fotos são significativas não só para completar o álbum de famílias, mas para mostrar que momentos simples e sem retoques são revigorantes para quem durante ano precisa viver longe um do outro.

“As fotos mostram detalhes que, às vezes, no dia a dia, a gente nem presta muita atenção. Hoje todo mundo na família está espalhado, em diversas cidades, então o fim de ano ganha significado especial pra gente. Foi muito importante ter essas fotos”, afirma.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no