Comportamento

O rapaz que deixou o body piercing para seguir o ofício tradicional de barbeiro

Anny Malagolini | 25/02/2013 09:19
Renan atende na varanda de casa. (Fotos: JOão Garrigó)
Renan atende na varanda de casa. (Fotos: JOão Garrigó)

Aos 26 anos, o body piercing Renan Reggiani resolveu trocar de profissão. Deixou a estética dos estúdios de tatuagem e segue no sentido clássico, resgatando miúdas tradições, como o ofício de barbeiro.

Adolescente ele já trabalhava com piercing. A pele, toda tatuada, é lembrança desse tempo. Mas como achar alguém que corte o cabelo como queremos não é um problema restrito às mulheres, um dia ele resolveu experimentar a função e há dois anos Renan começou pelo próprio cabelo. “Peguei a tesoura e comecei a cortar como eu sempre imaginei, e ficou do jeito que eu queria, fiquei surpreso”.

A descoberta fez o rapaz investir na profissão, mas de forma bem caseira. Renan assistia tutoriais no youtube, mas precisava ganhar experiência e lá estavam os amigos para servir de cobaia para o novo barbeiro.

Um deles é o biólogo Thom Rech, de 26 anos, que até hoje só corta o cabelo com o amigo. “Sempre cortei em salão, não é a mesma coisa. Agora só corto com ele e não é só porque é meu amigo não”, garante.

Os cortes “Tape Fade”, inspirado no estilo “Rockabilly”, populares nos anos 50, são os mais pedidos pelos clientes. São cerca de 30, a maioria jovem. No cabelo ou na barba, o valor é o mesmo, 10 reais.

Até o espaço foi criado por Renan para ser original. Apesar da caveira como adorno sobre a mesa de tesouras e outras ferramentas de trabalho, há detalhes clássicos de uma boa barbearia.

O ponto fica e uma varadas dos fundos da casa dos pais, mas Renan incrementa com elementos retro. A cadeira vintage, por exemplo, a alma do negócio, foi descartada por um barbeiro que estava fechando seu negócio. Renan conseguiu comprar a reliqueia por 400 reais. "No mercado ela chega a custar R$1.500,00", comenta.

O salão do novo barbeiro de Campo Grande fica na rua Santa Helena, 125, bairro Jacy.

Cadeira original de barbeiro foi um investimento.
Nos siga no