Comportamento

No último dia de aula, Isa levou bolo para dividir com coleguinhas na escola

Ela tem dois aninhos, adora ficar no berçário para aprender com as “prô” e descobrir o mundo com os amigos

Alana Portela | 03/12/2019 07:38
Toda feliz, a pequena Isabela Santana Faria fez foto ao lado do bolo, presentes e pastéis que pediu para dividir com os amiguinhos da sala (Foto: Arquivo Pessoal)
Toda feliz, a pequena Isabela Santana Faria fez foto ao lado do bolo, presentes e pastéis que pediu para dividir com os amiguinhos da sala (Foto: Arquivo Pessoal)

Para se despedir dos coleguinhas e agradecer às professoras pelos ensinamentos, Isabela Santana Faria levou um bolo recheado com brigadeiro e beijinho para a escola. Ela pediu para a mãe, Tamara Santana, fazer plaquinhas com os nomes de todos os alunos da sala e ainda preparar pastéis para dividir. Foi um ano cheio de aprendizado e diversão que precisava encerrar com “chave de ouro”.

O bolinho foi encomendado pela mãe com todos os detalhes que a pequena pediu. Cobertura de chantilly, jujubas e até bebês na plaquinha de decoração, Isa fez questão de entregar o “presente” na sala. Até as “prôs” Rosemiriam, Edna e Jenniffer tiveram seus nomes colocados no bolo e ainda ganharam lembrancinhas.

O bolo foi recheado, decorado e recebeu plaquinhas com os nomes dos colegas e das professoras (Foto: Arquivo Pessoal)
Ela servindo o próprio lanchinho com a ajuda da merendeira da escola (Foto: Arquivo Pessoal)
Isa já deixa o material da escola pronto para agilizar na hora de sair de casa (Foto: Arquivo Pessoal)

Isa é tímida, o Lado B bem que tentou, mas a vergonha não deixou a pequena falar com a reportagem.

Aos dois aninhos, ela é esperta, curiosa e gosta de fazer novos amigos. Isa mora com os pais em Anastácio, 135 quilômetros de Campo Grande e teve que entrar no berçário para a mamãe poder trabalhar.

Tamara é auxiliar administrativa, tem 28 anos e fala sobre a filhota. Comenta que sempre sonhou em ser mãe e quando completou seis anos de casada, descobriu a gravidez. Com a baby a bordo, a felicidade não cabia no peito e foi difícil aguentar os nove meses de ansiedade até conseguir pegar a filha no colo.

Após o nascimento, Tamara deixou o emprego para se dedicar à filhota. É a primeira infância, aquela fase gostosa de descobertas tanto para a pequena quanto para a mãe de primeira viagem. O momento passa rápido, a bebê cresceu da noite para o dia e meses depois de Isa completar um aninho, a mãe precisou trabalhar e a colocou no berçário. “Foi bem difícil para nós duas, eu chorava junto”, recorda.

Após muito choro, Isa se adaptou e não quis mais faltar um dia de aula. Agora, a melhor parte do dia é quando acorda para tomar o banho e pôr o uniforme. A mochilinha com os materiais escolares fica pronta no dia anterior, só para facilitar na hora de sair de casa. Quando chega no berçário, é hora de dar um beijo de despedida na mãe e correr para a sala e ver os amiguinhos.

A pequena mora perto da escola e estuda das 7h às 17h. “Lá tem horário pra tudo, chega já toma o primeiro leite, depois vem o café da manhã. Mais tarde acontece as brincadeiras, o banho, almoço, a hora do sono. Acordam a tarde e comem fruta, brincam, lancham, tomam banho novamente e jantam”, conta a mãe sobre a rotina da filha.

Na escola ela e os coleguinhas sentam à mesa para lanchar e as "prôs" acompanham os aluninhos (Foto: Arquivo Pessoal)
Isa toda estilosa com a mamãe Tamara Santana e com o papai (Foto: Arquivo Pessoal)

A vida de Isa é corrida, ela consegue gastar toda energia brincando com os coleguinhas e com sua “best friend”, Camili. “Tem 14 alunos na sala dela, e ela sabe falar o nome de todos, do jeitinho dela, mas fala. Aprendeu muito desde que entrou no local, aprendeu a falar mais, a dividir as coisas, a não brigar”, comenta Tamara.

Mesmo com pouca idade, Isa é super esperta e “adotou” uma filha, que cuida todos os dias. “É uma boneca moreninha do cabelo cacheado. Não larga mais e até dá mama. Tem um amor pelo brinquedo, que sente ciúmes se alguém pegar”, relata a mãe.

Os dias são mais animados quando está na escola, tanto que até quando não tem aula, Isa sente falta. “Quando ela entra no carro e percebe que o caminho não é a escola ela comenta da aula”.

Neste ano, foram cerca de 10 meses de muita dedicação, diversão e aprendizado. Isa aprendeu a falar as cores, sabe identificar o preto, vermelho, branco, amarelo e muitos outros tons. O bolinho na sala foi um “até logo”, para que os coleguinhas não a esqueçam e também deixar claro que no ano que vem, tem mais brincadeiras.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Isa sentada no sofá ao lado do bolo, pastéis e dos presentes (Foto: Arquivo pessoal)
Nos siga no