Comportamento

No Dia dos Namorados, status no Facebook vale mais do que uma aliança

Paula Maciulevicius | 12/06/2013 06:10
O pedido de namoro foi substituído pela pergunta “a gente vai por no Facebook?” ou até mais direto “quando a gente vai colocar? (Foto: Reprodução/Facebook)
O pedido de namoro foi substituído pela pergunta “a gente vai por no Facebook?” ou até mais direto “quando a gente vai colocar? (Foto: Reprodução/Facebook)

Que curta o próprio status quem nunca abriu uma página de Facebook para olhar o relacionamento de alguém. “Alterou o seu status de 'solteira' para um 'relacionamento sério' com...” A atualização do perfil todo mundo já conhece. No mundo mais virtual do que real em que se vive hoje, estar namorando parece que só é válido mesmo se bater o último entrave. A campanha “me assuma no Facebook” já rola pelas redes sociais e neste dia 12 de junho, o que deve ter de gente por aí fazendo simpatia para que Santo Antônio mude o status...

O milagre passou a ser não do santo casamenteiro, mas do clique na aba que permite a alteração. Reconhecer no cartório virtual o relacionamento sério já rendeu briga entre casais. Que compartilhe aqui quem já viveu ou ouviu um amigo de um amigo que terminou porque não foi assumido ou percebeu que o namoro não ia pra frente porque a outra parte resistiu em tornar público. Conheço até quem entre no assunto de status para saber se está, de fato, namorando ou não. O pedido de namoro foi substituído pela pergunta “a gente vai por no Facebook?” ou até mais direto “quando a gente vai colocar?”.

O Lado B começou descrevendo a alteração como mulher, de “solteira” para relacionamento sério. É que para elas é mais óbvia a necessidade do status. Seja para demarcar território online ou mesmo dar inveja às amigas. Quer ver como isso é explícito? A consultora de vendas, Alexsandra Freitas, 33 anos, nem pensa para responder. “Se já está em comum acordo que estão namorando, aí é só colocar o que está acontecendo. Não precisa ter uma conversa disso, é a mesma coisa”. Ela diz assim mesmo, sem parecer nem um pouco mandona. Sai da boca pra fora e reforça a necessidade que se tem hoje de ser ‘assumida’ também na internet.

 

Quem mudou o perfil foi ela, com a desculpa de que ele não mexe muito no Facebook. (Foto: João Garrigó)

Para não mostrar um lado só, ouvimos um casal. Ele não teve muito que dizer, é que a namorada, justificando que ele pouco mexe nas redes sociais, foi quem adicionou o relacionamento entre os dois. Débora Silva, 24 anos, admite que fez questão de colocar “pra todo mundo ver”. O namorado, Rodrigo Selaja, 27 anos, só ri. Já está em um relacionamento sério, também no Facebook, há um ano.

Há quem diga que a necessidade de se ter o status alterado é coisa só de Mato Grosso do Sul. Discordo. Querer ser assumida também nas redes sociais é vontade geral. “Você não vê fora do Estado nem foto para balada em site, sabe por quê? Porquê destrói o relacionamento”. O argumento é do vendedor Danilo Bittar, 20 anos, não resistiu à pressão e mudou o status a pedido da namorada. “É que eu estava morando em Goiânia e ela aqui. Daí vê mulher curtindo foto, curtindo status, tive que colocar”, justifica.

“Hoje, um status, vale mais do que aliança”, diz o vendedor Danilo Bittar. (Foto: João Garrigó)

Mas a frase que melhor explica o quão valioso é estar namorando no Facebook também é de Danilo. “Para mulher precisa, ela precisa dizer que aquele é o meu namorado no Facebook, porque sempre tem as ‘amiguinhas’ malvadas. Hoje, um status, vale mais do que aliança”.

Entre as mulheres a opinião é quase unânime. Do solteira ao relacionamento sério tem amigas e não tão amigas assim acompanhando. “Se a gente faz, os outros também fazem”, fala a esteticista Ingrid Teles, 23 anos. Ela e a amiga Marion Krepel, 25 anos, mantém o status de namorando no Facebook. Mas do real ao virtual foram meses.

“Eu me senti incomodada, tem mulher solteira que olha e acha que o cara é solteiro também e já pensa em dar em cima”, prega. A relação tomou os rumos da seriedade na internet depois de um ano e com o agravante de que ele morava fora.

Entre as mulheres é unânime: atualizar o status é reconhecer território online. Se nós também fuçamos, imaginem o que fazem nos nosso perfis? (Foto: João Garrigó)

Já no caso de Ingrid, foram quatro meses até a relação ser assumida online e por iniciativa dela. “Eu falei você não vai colocar? Ele me disse você não colocou. E então eu coloquei. A gente tem a necessidade sim de por, para mostrar que não está na pista pra negócio”.

Mas ser assumida no Facebook está longe de dar garantia de amor eterno. Para a chefe de cozinha Elisângela Pereira Magalhães, 36 anos, não resolve nada. “Pode até colocar, mas se for safado mesmo, vai trair em relacionamento sério ou não”.

E se você chegou até aqui (12 de Junho) com o status de dar inveja, parabéns. Saiu vencedora na campanha pessoal “me assuma no Facebook”. Só fique atenta que valer mais do que aliança o status também pode significar ‘chafariz’. “Quando se está solteiro ninguém vê, mas é só colocar que o assédio é muito grande”, garante o administrador Ademilson Machado, 26 anos.

Nos siga no