Comportamento

No contraturno da escola, Ellevar faz criança descobrir e fortalecer habilidades

Informe Publicitário | 18/07/2016 06:05
A Ellevar foi criada para descobertas todos os dias. Nos cubos coloridos, as texturas e cheiros são sempre uma surpresa. (Foto: Alcides Neto)
A Ellevar foi criada para descobertas todos os dias. Nos cubos coloridos, as texturas e cheiros são sempre uma surpresa. (Foto: Alcides Neto)

A vontade de duas mães de garantir aos filhos o que for preciso para desenvolver suas habilidades acabou ganhando forma e endereço. Na Rua Padre João Crippa, um prédio de 360 metros quadrados, cheio de cor e estímulos, é um lugar de descobertas. Foi pensado por Laura Pimentel e Fabiana Vieira, com a experiência de quem tem três filhos super espertos e com energia de sobra para chegar muito longe nesta vida.

O Centro Infantil de Habilidades Ellevar acaba de ficar pronto e vai receber as crianças no contraturno escolar. O espaço chega a Campo Grande como alternativa ao velho “período integral”, para transformar a relação dos pequenos com o mundo. Não há conteúdo formal, nem hora de fazer tarefa, muito menos imposições ou padronização. No lugar da educação convencional, surgem aulas de teatro, dança, música, parede de escalada, brincadeiras tradicionais e muita tecnologia.

Pela manhã - de 7h30 às 11h30, ou à tarde - de 13h30 às 17h30, as turmas com, no máximo, 12 alunos, têm quatro oficinas ao dia. O trabalho é individualizado, elaborado para quem tem entre 2 e 8 anos de idade, independente da condição física ou intelectual, entender que muito do que foi taxado até agora como problema, na verdade, é um desafio bom de ser vencido.

São 5 salas para diferentes oficinas, como de dança e teatro. (Foto: Alcides Neto)
Parede de escalada é certeza de diversão entre a garotada. (Foto: Alcides Neto)

Primeiro, é feita uma entrevista com os responsáveis. Depois, as crianças entram em dinâmica de 1 hora de jogos com a psicóloga. Com base no que foi dito e observado, os profissionais da Ellevar propõem quais habilidades e competências devem ser estimuladas.

“Muitas vezes, a criança tem uma expressão corporal mais aflorada, levanta e senta toda hora na sala de aula, por exemplo. O que pode ser problema na escola, aqui vai ser valorizado como um potencial. Temos que canalizar para que se transforme em algo útil”, explica a diretora executiva da Ellevar, Michelle Alencar Antunes.

Nesse caminho, um dos recursos empregados é a Programação Neurolinguística. As palavras ganham novos significados e assim vão fortalecendo a autoestima, criando gente poderosa e decidida. Fracasso, por exemplo, sai do vocabulário para entrar “resultado”. Assim como a dificuldade que virou desafio. Palavras como singularidade e igualdade têm valor incontestável por ali.

“Ao longo da vida, vamos criando estruturas e muitas delas ganham marcas negativas, são levantadas de maneira equivocada. Aqui, a ideia é formar novas estruturas. É motivar o senso crítico, a percepção corporal, a concentração e a disposição.”, diz Michelle.

O Centro oferece dois programas. O “Essencial” é realizado 2 vezes por semana, com oficinas de brinquedoteca, música, expressão corporal, psicomotricidade, tecnologias e artes. O “Seu Filho ao Máximo” ocorre 3 vezes por semana e contempla as 8 oficinas da Ellevar. Também há possibilidade de contratar apenas uma das oficinas, que vão das artes plásticas à música.

As turmas são formadas a partir dos interesses de cada criança, levando em conta a faixa etária, estágio de desenvolvimento e habilidades a serem reforçadas ou adquiridas. 

Equipamento usado na aula de musicalização tem tecnologia que emite som de vários instrumentos ao toque dos dedos.

Como todo mundo tem vez no Ellevar, o projeto preza não só pela acessibilidade aos ambientes, com elevador e rampas. A equipe buscou também tecnologias para que a falta de visão, audição ou mobilidade não atrapalhem o aprender brincando. O programa Timocco, por exemplo, funciona como videogame. É uma plataforma interativa de reabilitação, especial para crianças com paralisia cerebral ou transtornos de aprendizagem. 

O lugar é tão especial, que só visitando para perceber quanto é diferente e todo potencial do espaço. Por isso, a Ellevar terá um dia aberto às crianças nesta semana.

O Day Use será na próxima quarta-feira (20). Para participar, os responsáveis devem entrar no site do Ellevar, http://www.ellevarcih.com.br/tenho-interesse/ , preencher a ficha de interesse e esperar o sorteio, que será hoje mesmo, segunda-feira (18), às 18h. São 24 vagas gratuitas. O Centro entrará em contato com os sortudos e as crianças passarão a tarde em oficinas, com lanchinho oferecido pela equipe.

Para saber mais, entre no site ou apareça para uma visita. O Centro Infantil de Habilidades Ellevar fica na Rua Padre João Crippa, 2909. As matrículas estão abertas e as aulas começam no dia 1º de agosto. O telefone para contato é 3321-5551.

O maior objeto é criar crianças felizes. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no