Comportamento

Manoel de Barros vira tema de festa para filho nunca esquecer a poesia

Para que o filho tenha boas lembranças da cidade onde nasceu, mãe escolheu poeta como inspiração

Thailla Torres | 08/04/2021 07:20
Poesias e miudezas de Manoel de Barros estiveram até no bolo. (Foto: Hemy Silva - Amor de Mãe)
Poesias e miudezas de Manoel de Barros estiveram até no bolo. (Foto: Hemy Silva - Amor de Mãe)

Escolher um tema para a primeira festinha de aniversário dos filhos às vezes é tarefa difícil para mães e pais. Mas a bióloga Roberta Miranda de Araujo, de 39 anos, não se deixou levar opções mais comerciais e escolheu um tema nada convencional, o poeta Manoel de Barros.  

Suas poesias e miudezas foram para no bolo e na decoração sem exageros da mesa de doces. Com elementos como máquina de escrever, páginas de livros envelhecidas, passarinhos e as palavras do poeta, a festa decorada por Marcelo Rezende tornou o aniversário 1 aninho do pequeno Manoel ainda mais especial. 

Roberta ao lado do filho Manoel, que leva o mesmo nome do poeta. (Foto: Hemy Silva - Amor de Mãe)

Motivos para a escolha do tema não faltam. Nascida no Rio de Janeiro, a bióloga mudou-se para Campo Grande há dois anos e o filho, que tem o mesmo nome do poeta, nasceu aqui. Em razão disso e pela paixão que Roberta pela literatura, ela escolheu Manoel de Barros como tema. 

“Eu quis escolher um tema que passasse um valor importante para o meu filho sobre o que é a educação, a poesia e a importância da literatura na vida de qualquer pessoa desde o seu nascimento. Ao mesmo tempo desejava que esse tema tivesse um elo forte com a nossa história”, destaca.

Na visão de Roberta, que é fã do poeta e suas poesias, Manoel deixou sua presença pela cidade. “Além disso, a maneira como ele retratou muito bem a cidade e o estado em sua literatura mexem muito comigo. Eu já era muito fã dele antes de chegar aqui. No dia a dia a dia a gente consegue ver muito bem o trabalho dele nos cantos da cidade e na rotina do sul-mato-grossense”.

Detalhes da decoração da mesa, com máquina de escrever e páginas de livros. (Foto: Hemy Silva - Amor de Mãe)
Manoel terá boas lembranças do seu 1º aninho de vida. (Foto: Hemy Silva - Amor de Mãe)

Além disso, foi uma forma de agradecer à vida, já que Manoel nasceu em plena pandemia e segue comemorando a vida dentro dela. “O primeiro ano da maternidade e a vida de um bebê são muito desafiadoras. Por isso, nada melhor do comemorar esse primeiro ano da vida dele ao meu lado. Manoel foi uma criança muito desejada e amada desde que eu soube da gestação”.

Seguindo todos os protocolos, a festa não teve o número de convidados que Roberta desejava, somente familiares muito próximos estiveram presentes para que os parabéns não passassem em branco e as poesias de Manoel de Barros encantassem o pequeno. 

“Sinto que lá na frente, quando ele olhar as lembranças do seu aniversário, vai poder refletir sobre o primeiro aniversário dele na vida. Além disso, valorizar a cidade em que ele nasceu, valorizar a importância da educação em nossa vida e valorizar um poeta que contribuiu tanto para a literatura no Brasil”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Pequeno Manoel com livro na mão foi representado no bolo. (Foto: Hemy Silva).


Nos siga no