Comportamento

Guerreira, Kombosa é alegria da família, mas agora também precisa de ajuda

Arraial com show de Marina Peralta vai arrecadar dinheiro para ajudar Luanna na reforma da Kombi

Thailla Torres | 16/06/2017 07:43
Alegria dos filhos e de toda família, Kombosa é cheia de lembranças na vida de Luanna.
Alegria dos filhos e de toda família, Kombosa é cheia de lembranças na vida de Luanna.

A ''Kombosa'' branca, de 1996, é uma guerreira, assim como a dona, Luanna Peralta, de 31 anos. Para vender doce e cachorro-quente em feiras culturais da cidade, a autônoma usa a Kombi herdada do pai, que aposentou o veículo depois de mudar de profissão. Mais do que rodar na cidade, o carro ganhou significado afetivo e hoje é a ponte para a união de Luanna com os filhos.

"Essa Kombi era do meu pai há 15 anos, quando ele trabalhava com gesso. Depois ele virou professor de espanhol e ela ficou de lado na garagem", lembra ela.

As negociações sobre o futuro do veículo surgiram depois que ela decidiu largar o emprego para acompanhar o crescimento dos quatro filhos. Sem arrependimentos e vendo toda garra da filha, o pai desapegou da Kombosa que continua fazendo parte da família. "Não existiu uma compra, na verdade tive que quitar a documentação e ele meio que me deu a Kombi que estava parada", conta.

Com o parabrisa quebrado, Kombi precisa de reforma. (Foto: André Bittar)

Mas a Kombosa também desgasta com o tempo e agora Luanna batalha para recuperar a companheira. "Estou arrumando aos poucos porque não é fácil. E toda hora ela dá um problema, mas eu vendo nas feirinhas e preciso muito dela, porque vou com as coisas e as crianças", explica.

Por isso um arraial no dia 15 de julho vai arrecadar fundos para a reforma da Kombi. A festa "Arraiá pá Arrecadá" vai reunir quadrilha, comidas típicas e música com shows de Marina Peralta, Renato Jackson, André Stábile, Xáras Gabriel e Dubmistah.

"Uma festa linda e que vai nos ajudar a continuar vendendo na cidade", diz confiante. Luanna trabalhou durante quatro anos em um escritório de advocacia, até que a saudade dos filhos falou mais alto.

"Não é fácil, costumo dizer que maternidade tem das suas dificuldades, mas nada se compara ao sorriso dos filhos. O que pesava pra mim era a distância e, vejo a nova vida pelo lado bom, porque quero acompanhar todas as fases dos meus filhos", explica.

Para vender doce e cachorro quente, Luanna usa a Kombi herdada do pai (Foto: André Bittar)

A alegria foi tanta que os filhos hoje são os maiores parceiros de Luanna nas aventuras com a Kombosa. "Eles ficam felizes de andar e sempre querem participar da feiras comigo. Tanto que nem penso em deixá-los, se isso acontecer é uma tristeza", conta.

As lembranças da adolescência também tira um sorriso dos filhos quando ela recorda de uma viagem especial na Kombi. "Minha maior lembrança é de uma viagem para Cuiabá com os meus pais. Foi toda a família e passamos em várias cidades. Mas também foram vários perrengues, mas foi inesquecível. Rolou até marmita na beira da rodovia", lembra.

Assim como a maioria dos carros antigos, a Kombosa de Luanna é única e especial. Está com arranhaduras, para-brisa quebrado e com problemas mecânicos constantemente. "Ela inclusive já vai ficar parada na oficina. Mas a reforma vai dar 'up' nos trabalhos e com certeza vai nos ajudar a melhorar de vida, sempre ao lado das crianças".

Quem quiser participar, o arraial vai acontecer no dia 15 de julho às 16h na Chácara Recanto Verde. A entrada custa R$ 15,00. Outras informações serão divulgadas na página do evento.

Nos siga no