Comportamento

Grupo organiza desfile só com modelos gays, lésbicas, travestis e transexuais

Elverson Cardozo | 23/04/2014 06:57
Estúdio Vespa vai apresentar coleção retrô. (Foto: Allan Bastos)
Estúdio Vespa vai apresentar coleção retrô. (Foto: Allan Bastos)

Fundada há 6 meses, em 31 de outubro de 2013, a Rede Apolo, de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul, que surgiu com a proposta de lutar pelos direitos da minorias, não só dos homossexuais, realiza o primeiro evento aberto ao público, em Campo Grande, no Marco (Museu de Arte Contemporânea), MIS (Museu da Imagem e do Som) e na FCMS ( Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul). A primeira Semana Apolo da Diversidade Cultural LGBT, como a ação foi batizada, acontece entre os dias 5 e 8 de maio. A participação é livre e gratuita.

Na programação, homenagens a personalidades e autoridades que lutam pela causa no Estado, seminário, performance de dança contemporânea, apresentação de coral, recital de poesia, exibição de curtas-metragens, exposição de arte e um desfile de produções exclusivas de criadores e estilistas LGBT, apresentado por modelos gays, lésbicas, travestis e transexuais.

O desfile, que acontece no último dia do evento, será coordenado pelo estilista Luiz Gugliatto. As peças serão elaboradas por acadêmicos do curso de moda da Uniderp-Anhanguera, que devem trabalhar em peças com tema da Copa do Mundo, além dos vestidos de Edson Almeida, da Alameda Store, e uma coleção retrô elaborada por Fábio Maurício, do Estúdio Vespa. “Vou fazer um desfile inspirado nos ícones da música. Serão, mais ou menos, 15 modelos. É algo retrô, bem pensado para o evento”, adiantou.

Fábio, que se considera um profissional mais conceitual, gostou da iniciativa porque, nas palavras dele, o evento proporciona a liberdade de criar de uma forma não limitada, aberta e mais livre. “As minhas roupas são mais para noite e quando faço um trabalho assim me sinto bem melhor porque não é comercial”, disse, ao comentar que a iniciativa da Rede Apolo serve para unir os profissionais “do meio”.

Presidente da FCMS, Américo Calheiros, com membros da Rede Apolo. (Foto: Divulgação)

Diretor-presidente da associação, David Andrade, de 27 anos, reforça que o objetivo é exatamente esse, mas a intenção vai além. “Queremos dar visibilidade aos homens gays e mostrar à sociedade que também pagamos nossos impostos. Não queremos que nos aceitem, mas que nos respeitem”, afirmou.

No primeiro dia, durante abertura oficial, será feita a entrega do Troféu Apolo Amigos da Causa para personalidades de segmentos e setores sociais, como autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, jornalistas, comunicadores, educadores, juristas, ativistas, escritores, religiosos e mídias.

Segundo a Rede, “a homenagem, tem como objetivo, além de enaltecer os realizadores, apoiadores e suas ações, provocar reflexões e estímulos positivos na sociedade sul-mato-grossense quanto à temática diversidade sexual, que ainda é, infelizmente, motivo de discriminação, preconceitos e violações de direitos humanos e civis”.

No dia 10, das 14h às 18h, a associação realiza, ainda, uma capacitação em políticas sociais. Trata-se do Seminário “Identidade, Sociedade e Sexualidades: como articular políticas públicas”, que será ministrado pelo sociólogo e pós-graduando em políticas públicas em gênero e raça, André Luiz Martins, que também é membro da ONG. A capacitação é gratuita e será emitido certificado de 4 horas/aula.

Confira a programação completa:

Dia 5, às 19h: Solenidade de abertura e entrega do Troféu Apolo Amigos da Causa
Local: Marco (Museu de Arte Contemporânea)

Dia 06, às 19h: Abertura da exposição de artes “Coloridos Diversos”
Local: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul / Território Ocupado

Dia 07, às 19h: Exibição de filmes e mesa de sujeitos LGBT
Local: MIS (Museu da Imagem e do Som)

Dia 8, às 19h: Desfile de moda e trajes e sarau da diversidade
Local: Marco (Museu de Arte Contemporânea)

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 9308-9308, no e-mail redeapolo@outlook.com ou na Fan Page da Rede Apolo.

Nos siga no