Comportamento

Fiéis lotam santuário para celebrar Missa de Lava-Pés em Campo Grande

Cerca de 600 pessoas participaram da "festa cristã" na noite desta quinta-feira (28)

Por Gustavo Bonotto e Mylena Fraiha | 28/03/2024 20:18
Sacerdote lava o pé de fiel durante celebração cristão em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)
Sacerdote lava o pé de fiel durante celebração cristão em Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

Cerca de 600 pessoas estiveram no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situado na Avenida Afonso Pena, para celebrar o início do Tríduo Pascal durante a noite desta quinta-feira (28).

Em Campo Grande, um grupo de fiéis participaram do ritual de lava-pés, assim como a ceia cristã - quando Jesus lavou os pés dos 12 discípulos, em sinal de humildade, e instituiu a Eucaristia, o corpo e o sangue de Cristo.

Padre Reginaldo Padilha, responsável pela paróquia, relatou à reportagem que o momento é de demonstrar amor e solidariedade. "Jesus quis mostrar à comunidade o sentido do amor e do serviço e nós fizemos este ritual para mostrar à comunidade que, quando nos dispomos a servir, começamos com um gesto singelo, como lavar os pés uns dos outros".

Ainda segundo o sacerdote, esta foi a oportunidade para reflexão sobre a fé diante a sociedade. "Fico pensando se cada família tivesse a oportunidade de celebrar o lava-pés em sua própria casa, não haveria tanta dificuldade. Hoje, muitas famílias estão brigadas, discutindo por coisas inúteis e fúteis. No domingo de Páscoa, que deveria ser para agregar, reunir e celebrar, muitas famílias não terão isso porque uma está com ódio da outra, estão brigadas. Então, o gesto do lava-pés mostra justamente esse amor".

Padre Reginaldo fala sobre a união familiar em missa que antecede a Páscoa. (Foto: Juliano Almeida)

De acordo com a estudante Lara Rosa, de 19 anos, a Eucaristia é instituída como um alimento precioso e simboliza o pão dado por amor. Acompanhada de duas amigas, ela acompanhou a celebração com sentimento de compaixão e gratidão. "[...] Esse ato representa tudo o que ele passou e sofreu por nós. O ato dele, de lavar os pés, mostra o que ele fez e o quanto falta de amor, humildade e compreensão em nós".

Já o eletricista Giorgio Eurico Santana Alves, 44 de idade, presenciou a missa ao lado da esposa, a nutricionista Solange Yamamoto, de 40 anos, e do filho, Gabriel, 4. "Estamos desde ontem explicando como funciona a missa e a Semana Santa", disse. "Nós ensinamos que não é só coelhinho da Páscoa para ele. Isso mostra o quanto Jesus foi humilde. Mostra que temos que ter uma compaixão com próximo", comentou.

André Ricardo Rodrigues dos Santos, de 46 anos, disse ao Campo Grande News que frequenta a igreja desde criança. Começou a vir com a mãe. Já foi coroinha, participou de grupo jovem e eventos de caridade. "É um ato simbólico, muito bonito e deixado por Jesus. Mostra a humildade dele, mesmo sendo quem é. Um exemplo para todos nós", finalizou.

A programação no Santuário continua nesta sexta-feira (29). A celebração se inicia às 5h30 com adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 15h, haverá a celebração da Paixão do Senhor, seguido por Veneração da imagem do Cristo Morto às 16h30, Via-Sacra e Canto do Perdão às 19h.

A missa do Sábado Santo será às 19h, com Vigília Pascal na Noite Santa. O Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor terá missa às 7h, 10h, 16h, 18h e 20h. Às 17h, a programação é de Cantata de Páscoa.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no