Comportamento

Famosa em todo MS, família Nantes comemora com 4 gerações reunidas

Mariana Lopes e Vinícius Squinelo | 20/10/2013 13:32
Festança vai de bebê de 8 meses a dona Baldina, de 95 anos (foto: Cleber Gellio)
Festança vai de bebê de 8 meses a dona Baldina, de 95 anos (foto: Cleber Gellio)

A família é grande e famosa em todo o Mato Grosso do Sul. Dizem, inclusive, que quem tem sangue de Nantes correndo nas veias é parente, independente de onde venha. E neste domingo (20), o dia é de reunir todas as gerações. Na 10ª edição da festa, que é realizada a cada dois anos, veio gente de Rondônia, São Paulo e até da cidade boliviana Santa Cruz de La Sierra.

O encontro, que já virou tradição na família, é realizado no clube Estoril, e a estimativa é de que aproximadamente 1,4 mil pessoas marquem presença no evento. A festa começou cedo, às 7h, com café da manhã farto e comida típica, como o arroz carreteiro.

Gerações - Na quarta geração dos Nantes, a mais velha da festa é a dona Balbina Nantes Yuli, de 95 anos. Ela estava com o herdeiro mais novo da família, o bisneto Arthur Henrique, de apenas 8 meses de vida. O sorriso dela estampava a alegria em ver filhos, netos, sobrinhos reunidos em um dia de comemoração.

"Queria ver a minha família assim, reunida, estou com o coração feliz", comenta a matriarca dos Nantes Yuli, que já participou de cinco encontros.

A festança é organizada pela Afam (Associação da Família Nantes), criada em 2008 especialmente para cuidar dos eventos familiares. “Foram seis meses para organizar a festa de hoje, como a família é muito grande, o intuito é reunir pra todo mundo se conhecer, já que quem é Nantes é parente”, brinca Ana Beatriz, presidente da associação.

Além do café da manhã com carreteiro, a festa é seguida de um churrasco no almoço e mesas de doce caseiro, todos feitos pela própria família. A festança segue até às 19h, e conta com show dos grupos Revoada Pantaneira, Chamamé do Zezinho Nantes e Bailão do Trem Bão.

Encontro reuniu 1,4 mil pessoas, todas com sobrenome Nantes ou "agregados" (foto: Cleber Gellio)
Responsável pelo churrasco, Jorge conta o segredo da linguiça Nantes (foto: Cleber Gellio)

Preparação – Responsável pelo churrasco, Jorge Luiz Alves Rosa não tem Nantes no nome, mas casou com uma esposa que tem. Com o matrimônio, ele assumiu ser “agregado” dos Nantes e já virou o chefe do churrasco familiar.

“Cheguei 2h40 da manhã pra preparar a carne, e comecei a assar 3h40”, comentou Jorge, que comanda a churrasqueira pela terceira vez na Festa dos Nantes.

Para alimentar as 1,4 mil pessoas presentes na festança, Jorge trabalha com 400 kg de carne e mais 200 kg de linguiça. “E essa é especial, é uma linguiça especial da Família Nantes, feita com pimenta bodinho”, comentou.

Homenagem – O governador André Puccinelli (PMDB) fez parte da festança, onde foi homenageado pela família Nantes.

“As famílias cultivam seus ascendentes e descendentes, me sinto envaidecido e agradecido pela homenagem que recebi da família Nantes”, discursou o governador.

Segundo a Afam, a homenagem ao governador foi feita pela proximidade de Puccinelli com a família, além dele ser a maior autoridade regional.

Nos siga no