Comportamento

Com volta de shows nacionais, Corumbá tem grupo Falamansa neste fim de semana

Festa tem programação até amanhã, com apresentações também de Edson e Hudson

Eduardo Fregatto | 24/06/2017 07:15
Festa segue com programação até domingo. (Fotos: Renê Marcio Carneiro/Divulgação)
Festa segue com programação até domingo. (Fotos: Renê Marcio Carneiro/Divulgação)

Desde quinta-feira, a programação do Arraial do Banho de São João atrai turistas, além da participação ativa da população de Corumbá. A festa segue até domingo e ainda dá tempo de deixar Campo Grande para curtir várias das tradições e atrativos da cidade.

O presidente da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário Cambará, garante que o Arraial 2017 será o maior e o melhor em muitos anos. “Esse ano teremos grandes atrações nacionais, que nos últimos anos não estavam vindo: a dupla Edson e Hudson (hoje) e o grupo Falamansa (amanhã). São artistas super requisitados que tivemos a sorte de conseguir, por meio do Governo do Estado, que está nos apoiando”, diz.

Nos anos anteriores, a festa sofreu uma pequena decaída, alega Cambará. “Os dias de programação foram reduzidos, não tivemos grandes shows. Mas o arraial não deixou de ter o seu brilho, e agora voltamos a ter quatro dias de festa, e nós esperamos superar a média de público, que ano passado foi de 10 mil pessoas por noite”, define.

Este ano, o Arraial contará ainda com uma cobertura promovida pelo Ministério do Turismo. Isto porque Corumbá foi uma entre cinco cidades escolhidas para ganhar divulgação dentro e fora do Brasil. O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) também estará presente na festa, para a avaliação final que resultará no tombamento do Arraial como Patrimônio Imaterial Nacional, motivo de grande orgulho para a população corumbaense.

Representação de fé, o banho representa o batismo.
Festeiros se divertem durante o banho.

“Por isso, esse ano tem uma importância muito maior”, ressalta Cambará. “Convidamos toda a população, de Corumbá, Ladário, Bolívia, Campo Grande”, afirma, destacando que ainda dá tempo de ir para a cidade e curtir os dois últimos dias de evento.

Tradição – O ritual do Banho de São João, no Rio Paraguai, tem mais de 200 anos de tradição. O costume foi trazido por portugueses e o banho simboliza o batismo. “O andor mais antigo tem mais de 100 anos, é uma tradição muito importante para nós, são mais de 100 famílias participantes”, diz o presidente da Fundação de Cultura.

Este ano, a vencedora do concurso de andores foi a cobradora e estudante de Pedagogia Elaine Ortiz, de 36 anos. “Isso é hereditário. Começou com minha avó, passou para minha tia e agora eu e minha mãe fazemos”, conta.

Elaine revela que recebeu uma graça, a melhora de saúde da mãe, e acredita que o responsável foi São João. “Tive a graça alcançada, e nesse ano fiz tudo bonitinho, decorei tudo manualmente”, diz, orgulhosa. “A festa está muito animada”, finaliza.

Andores carregam os santos.

O Arraial também conta com apresentações de quadrilhas, pau de sebo, altares de todos os santos, levantamento do mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri. O concurso de quadrilhas aconteceu ontem, e e o primeiro lugar ficou com a Nhô Mangueral. A tradicional descida dos andores acontecerá hoje, novamente. Na praça de alimentação, são mais de 80 barracas. Confira a programação completa de hoje e amanhã:

Hoje (24/06)

Local: Porto Geral
18h00 - Praça de Alimentação
18h00 - Altares de todos os santos
19h00 - Pau de Sebo
19h00 - Apresentação de Quadrilhas Juninas
20h30 - Show Regional – Marquinhos Echeverria
22h00 - Show Regional – João Haroldo e Betinho
23h30 - Show Nacional – Edson e Hudson

Amanhã (25/06)

Local: Porto Geral
18h00 - Praça de Alimentação
18h00 - Altares de todos os santos
19h00 - Pau de Sebo
19h00 - Apresentação de Quadrilhas Juninas
19h30 - Show Regional – Forró Zen
21h00 - Show Nacional – Falamansa

Curta o Lado B no Facebook.

Quadrilhas são atrações muito aguardadas pela população.
A festa será tombada como Patrimônio Imaterial Nacional.
Nos siga no