Comportamento

Com troca na base do "Amigoneca", grupo tenta abolir copinhos de plástico

Aline Araújo | 29/09/2014 06:23
Thatyane adorou o presente que ganhou. (Foto: Simão Nogueira)
Thatyane adorou o presente que ganhou. (Foto: Simão Nogueira)

A brincadeira do Amigo Secreto já é tradicional nas empresas e outras variações também ficaram comuns, como o Amigolate, onde o presente é chocolate e o Amigo da Onça, quando os presentes são mais para "trolar" o companheiro. Mas para ser ecologicamente corretos e cortar custos, colegas de trabalho lançaram o "Amigoneca", onde um funcionário presenteia o outro com uma caneca, para garantir a economia dos copinhos descartáveis na hora da água e do café.

Em Campo Grande, uma empresa de contabilidade adotou a ideia. O primeiro ponto é se integrar ao projeto de reciclagem e por consequência também dar uma forcinha para o departamento financeiro com a redução de gastos.

 

O patrão também entra na brincadeira com os funcionários. (Foto: Simão Nogueira)
A ideia de ajudar o meio ambiente e confraternizar foi apoiada, mesmo cada um tendo que gastar um pouco. (Foto: Simão Nogueira)

Quem sugeriu a ideia foi a consultoria de Recursos Humanos que atende ao escritório. Mas o que garantiu o sucesso foram os funcionários abraçando a ideia. Afinal, eles que tiveram que por a mão no bolso para presentear os colegas. Em contrapartida, a empresa ofereceu uma confraternização com direito a bolo e salgadinhos.

A auxiliar de Departamento Pessoal, Thatyane Atanásio, de 26 anos, foi uma das primeiras a ganhar o presente. “Eu gostei primeiro pelo intuito da reciclagem, que eu acho muito legal e acaba sendo também uma forma da gente descontrair com os colegas e promover uma interação entre a empresa e os funcionários”, avalia.

Antes da brincadeira, cada um pode optar pelo material que mais agradava, entre acrílico, vidro ou porcelana. Depois, o processo seguiu aos moldes das trocas de presente entre amigos, onde cada um vai à loja escolher o que combina mais com a pessoa que tirou no sorteio.

“Nós já estávamos com um programa de reciclagem no papel. Além de fazer bem para o planeta, o principal é oportunidade dos funcionários confraternizarem. Nós sempre investimos em momentos assim porque a empresa é os funcionários e eles precisam estar bem aqui”, comenta o empresário Antônio Carlos Sábio, de 55 anos.

Pelos sorrisos de todos que participavam da brincadeira, o objetivo deu certo. Cada um saiu de lá com a sua caneca depois de um momento de diversão com os colegas de trabalho. Se a ideia se espalhar, vai ter muita empresa fazendo economia por ai.

Nos siga no