Comportamento

Com carrão de celebridade, velório se torna cada vez mais um evento de luxo

Thailla Torres | 14/06/2016 07:36
Como evento especial, velórios são realizados com mais conforto e requinte. (Foto: Alcides Neto)
Como evento especial, velórios são realizados com mais conforto e requinte. (Foto: Alcides Neto)

Hoje em dia existe ostentação para tudo, em festas, casamentos, aniversários e até na hora da morte. Campo Grande tem serviços luxuosos para a despedida seja em grande estilo, sabe-se lá a troco de que.

Apesar de soar estranho “sofisticar” a morte, em muitos casos, pessoas fazem da cerimônia fúnebre um verdadeiro evento. Com direito a carro de luxo, decoração, cardápio sofisticado e música. para quem oferece esse tipo de serviço, é o jeito que famílias encontram para lidar com a despedida de um jeito mais tranquilo e sem tanto sofrimento.

Na cidade, as funerárias já tem transmissão de enterro pela internet, suíte para família descansar durante o velório, mas outro luxo chegou há pouco em forma de carrão fúnebre de celebridades. O comportamento das pessoas vem mudando em relação aos velórios, por isso o investimento, garante quem ganha dinheiro no setor. “Aqui em Campo Grande o serviço não é feito todo dias, mas pessoas estão aceitando bem. É um momento de homenagear e honrar tudo o que aquela pessoa significou na vida de famílias e amigos”, conta Lucas Canhete, sub-gerente e mestre de cerimônias de uma empresa que realiza sepultamentos em Campo Grande.

Por dentro, o carro parece até uma limousine. Apesar de só o falecido estar ali no momento, há iluminação especial, bandeja automática para retirar o caixão e estofado colorido. “Tem gente que comenta que é um honra a pessoa ser levada em um carro mais luxuoso”, diz ele, comentando que em alguns casos, durante o cortejo, pessoas imaginam se tratar de uma celebridade.

Lucas comenta que o requinte é uma maneira de deixar o velório menos doloroso. (Foto: Alcides Neto)

Ele trabalha no ramo há 5 anos e percebeu o quanto as pessoas lidam muito melhor com a morte quando fazem do velório um evento de homenagens. “As vezes é o momento mais triste da vida da pessoa, então o quanto menos ela tiver de preocupação e ter esse luxo, mais o velório vai ser algo tranquilo. E a ideia é que a pessoa fique com uma lembrança mais amena desse momento”, argumenta.

Se o cliente quiser algo especial, tudo pode ser escolhido. Em alguns casos, os pedidos são diversos, além de tratar com todo luxo, tem que ter o cuidado estético. “A gente tem serviço de manicure, cabelo e maquiagem. As vezes a pessoa escolhe até um penteado para o falecido", conta.

E nessa rotina, surgem história até difíceis de acreditar. "Esses dias foi sepultada uma criança de 7 anos que gostava muito da Frozen, então a família pediu que fizesse o cabelo igual e no lugar do violino foi tocado a música da Frozen”, comenta Lucas.

No entanto, todo requinte custa muito caro. Os preços variam de acordo com os serviços e a escolha de cada detalhe. Uma cerimônia de despedida mais simples, custa em média R$ 2 mil. Já as mais chiques, com homenagens e mordomias, fazer da morte um evento que custa mais de R$ 4 mil.

 

O interior do veículo luxoso utilizado para o cortejo.
Nos siga no