Comportamento

Cactos de Rafael motivaram criação de grupo no Whats para trocar muda de plantas

Acadêmico divulgou coleção da planta e animou amigos a fazerem o mesmo; única regra é entrar com uma muda para troca

Danielle Valentim | 11/01/2020 07:59
Cantinho criado por Rafael, no Bairro Coophatrabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Cantinho criado por Rafael, no Bairro Coophatrabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Um dia você é jovem e no outro está compartilhando muda de planta em grupo de WhatsApp. Na contramão de coisas materiais, o acadêmico de Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rafael Dantas, motivou a criação de um grupo para trocar mudas de plantas.

Aos 23 anos, Rafael adora cactos e de tanto postar sua coleção nas redes sociais animou os amigos a fazerem o mesmo. “Minhas primeiras trocas de muda, antes do grupo, eram com meu próprio namorado. Eu moro no Coophatrabalho e a família dele no sítio Colina próximo à UCDB. Foi de lá que eu trouxe as primeiras plantas. Eles têm uma plantação enorme de diversas espécies, foi a partir daí que repaginei meu quintal”, conta.

Cactos de Rafael estão crescendo.
Coleção do acadêmico toda organizada.

O exercício de colecionar plantas foi tão incentivador que Rafael precisou pensar numa solução. “Uma amiga sugeriu que eu criasse o grupo e rapidamente somaram 10 participantes”, pontua.

A acadêmica de Artes Visuais pela UFMS, Thais Soares Vieira, 26 anos, é fã das folhagens, cactos e suculentas em geral. Foi ela quem sugeriu a criação do grupo. Em uma nova casa, aos poucos, começa a organizar o cantinho de plantas.

"Eu, o Rafael e mais dois amigos já tínhamos um grupo no Whats, daí num papo sobre dúvidas de nomes de plantas e "ah, eu quero uma muda dessa, traz pra mim" eu soltei aleatoriamente um "vamos montar um grupo de troca de plantas" e logo depois o Rafael fez o grupo e já foi adicionando o pessoal", conta.

Como o grupo foi criado recentemente, Thaís ainda não fez nenhuma nova troca. "Não tive tempo ainda de me encontrar com o pessoal (risos), mas já estamos compartilhando fotos de plantinhas e mudas que temos e já estamos querendo fazer um rolê só pra trocar as plantinhas", garante.

Para se juntar ao grupo, basta procurar o Rafael pelo Facebook ou Instagram. A única regra é respeitar o 1x1, ou seja, você envia a foto da muda de planta no grupo e espera a troca acontecer. É preciso ter uma planta para a transação.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir para a gente? Manda pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas, Whats do Campo Grande News, 9-9669-9563.

Trocas de mudas de Rafael começaram com o namorado.
Área verde do local foi trabalhada pelos moradores.
Maioria das mudas de Rafael foram retirados do Sítio Colina.
Nos siga no