Comportamento

Após 50 sessões de radioterapia, pai inventa até roda gigante pra plantas

Daniel é mestre em criatividade: o marceneiro de profissão superou câncer e faz "invenções" para as "verdinhas" como nenhum outro

Thailla Torres | 05/11/2020 06:20
Suporte para plantas faz o maior sucesso pela criatividade de Daniel. (Foto: Paulo Francis)
Suporte para plantas faz o maior sucesso pela criatividade de Daniel. (Foto: Paulo Francis)

Há 36 anos morando no bairro Universitário, seu Daniel Pereira Gomes já foi de quase tudo, de marceneiro a pedreiro. Mas é só entrar na casa dele para perceber o talento para as invenções. Hoje, ele faz artesanatos ao lado da filha, que é apaixonada por plantas. E essa parceria se tornou o recomeço para o pai que enfrentou um doloroso tratamento de câncer.

Orgulhoso do interesse da reportagem em suas invenções, Daniel mostra como reutiliza materiais para criar suportes e aparadores para as plantas da filha que hoje lotam uma estufa, também elaborada por ele.

Pai e filha cuidam juntos das invenções e plantas. (Foto: Paulo Francis)
Daniel criando suportes com cano de PVC. (Foto: Paulo Francis)

Pelas manhãs, quando tira as ferramentas da caixa, Daniel parece se reinventar com as cores. “Ele ama fazer isso. Meu pai sempre foi um homem muito trabalhador e criativo. Quando ele decidiu fazer essas peças nem sofreu dor de cabeça, só colocou mesmo a criatividade pra fora”, conta a filha Lidiane Aparecida Salina Gomes, 37 anos, que hoje mora com ele.

Eles contam que as invenções começaram após o tratamento de câncer de próstata. Há quatro anos, quando foi diagnosticado, Daniel passou por 50 sessões de radioterapia. O intenso tratamento trouxe outras complicações que exigiram uma nova cirurgia e o cuidado redobrado para não haver infecções. Com a necessidade de ficar paradinho em casa, mas numa disposição lá em cima, ele deu um jeitinho de fazer algo para distrair a cabeça.

Com aro de bicicleta, ele cria até 'roda gigante' para as suculentas. (Foto: Paulo Francis)
Roda virou suporte para prendedores de roupas. (Foto: Paulo Francis)

Nesse período, Lidiane conta que começou a comprar suculentas para  decorar a casa. “Quando me vi estava apaixonada pelas plantinhas e comecei a fazer mudas para as amigas”. Pouco tempo depois ela passou a vender suculentas, e o negócio deu tão certo que hoje o quintal é lotado de mudas e suculentas "adultas".

Com a necessidade de vasos mais caprichados e suportes para colocar as plantinhas, Daniel teve a ideia de reciclar materiais para elaborar os suportes. Passou então a usar aros de bicicletas, canos de PVC, potes de plásticos e uma diversidade de materiais que cabem bem na criatividade dele. De formato de coração a roda gigante, tudo vira um bom suporte para as suculentas.

“Eu adoro, isso me distrai”, diz Daniel, que se dedica aos artesanatos somente pela manhã

e aproveita a tarde para descansar.

“Aos poucos ele foi me ajudando e se tornando essencial nessa paixão”, acrescenta a filha, que é telefonista em um órgão público e trabalha com as plantas como hobby.

“Ele brinca que quase morreu três vezes, mas nada tira a disposição dele. E eu como filha fico muito feliz. Tenho muito orgulho da força dele. E amo mostrar às amigas tudo que ele faz”, finaliza.

Quem tiver interesse nas suculentas de Lidiane pode entrar em contato com ela pelo telefone (67) 99213-5389.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Cadeira que também foi reformada e virou novo suporte. (Foto: Paulo Francis)
Ele reutiliza até garrafa pet. (Foto: Paulo Francis)
Lidi e Daniel vendem diversidade de suculentas. (Foto: Paulo Francis)
Estufa que Daniel construiu para a filha. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no