Comportamento

Após 20 anos de treino, Diogo participa pela 1ª vez das Olimpíadas

O campo-grandense é um dos selecionados da ‘Marathon Pour Tous Paris 2024’

Por Jéssica Fernandes | 21/02/2024 08:00
Em casa, Diogo mostra quadro de medalhas que conquistou. (Foto: Paulo Francis)
Em casa, Diogo mostra quadro de medalhas que conquistou. (Foto: Paulo Francis)

“Correr virou uma paixão mesmo, sempre gostei de esportes, mas na corrida me encontrei”, conta Diogo Arante Corrêa de Lima, de 40 anos. Há duas décadas, o funcionário público participa de competições e em agosto realiza a mais importante de todas: Jogos Olímpicos de Paris.  

O campo-grandense é um dos selecionados da ‘Marathon Pour Tous Paris 2024’. A maratona é uma iniciativa inédita do comitê organizador que, pela primeira vez, possibilita que o grupo de corredores amadores faça o mesmo trajeto dos de elite. 

Diogo é um dos 40 mil participantes da maratona, sendo um dos 191 brasileiros selecionados. Ao Lado B, ele conta como conseguiu garantir uma vaga em Paris através de muitos treinos e do aplicativo MTP (Marathon Por Tous). 

Funcionário público participa de competições há 20 anos. (Foto: Paulo Francis)

“Precisava instalar um aplicativo e conectar o dispositivo de corrida com ele. A partir daí, eram lançados pequenos desafios a cada mês, coisas como: faça 3 corridas de 10km em setembro, acumule 3 horas de corrida em outubro, faça 100km no mês de novembro”, explica.

Apesar da experiência com corridas, o funcionário público não esperava ser sorteado. A princípio, Diogo usava o aplicativo como um diferencial nos treinos e assim foi até receber o email do comitê olímpico.  “Quase caí para trás, nem acreditava, pois era um sonho praticamente impossível um amador participar da olimpíada”, diz. 

A maratona dos amadores está prevista para acontecer na noite de 10 de agosto. No mesmo dia, no período da manhã, os atletas olímpicos serão os primeiros a estrearem nas ruas de Paris. O percurso de 42 km é igual, por isso, Diogo também irá passar por pontos históricos e turísticos da cidade como Museu do Louvre, Praça da Concórdia, Castelo de Versalhes e Torre Eiffel.

Medalha de São Silvestre é umas das conquistadas pelo funcionário. (Foto: Paulo Francis)

Para participar da competição, o funcionário público deve custear a viagem do próprio bolso. “Estamos calculando cerca de R$ 40 mil com os custos de passagem, hospedagem, alimentação, pois estamos indo eu e minha esposa, que está cadastrada com staff/suporte”, explica.

Com as passagens parceladas no cartão, o atleta está rifando uma bicicleta e cogitando colocar o carro à venda para conseguir o restante do valor. Para realizar ‘o sonho de uma vida’, Diogo está disposto a abrir mão do veículo caso não consiga arrecadações com a rifa ou patrocínio. 

Desde que recebeu o convite para a maratona, ele está com foco total nos treinos e na dieta. O atleta segue praticando no parque que rendeu diversas amizades nesses últimos 20 anos como corredor. Na última década, ele passou a treinar com mais constância e participar de disputas em outros estados.

“Participei de provas como a Corrida de Reis em Cuiabá, Volta da Pampulha em BH, Maratona de Porto Alegre e também a São Silvestre.  Agora vou poder realizar um sonho que parecia impossível: Correr a Maratona Olímpica”, comemora. 

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no