Artes

MIS abre amanhã Mostra de Cinema Italiano, com sessões gratuitas

Lado B | 13/10/2013 10:26
Cena de Os Girassóis da Rússia (I Girasoli), com Sophia Loren.
Cena de Os Girassóis da Rússia (I Girasoli), com Sophia Loren.

O MIS (Museu da Imagem e do Som) passa a exibir a partir de amanhã Mostra Cinema Italiano, com filmes de Luchino Visconti, Bernardo Bertolucci, Vittorio de Sica e Nanni Moretti.

A relação começa na década de 1950 e segue até 2006, para um panorama da produção italiana pouco conhecida do grande público. As sessões são gratuitas, sempre às 19 horas, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559. O Museu funciona no Memorial da Cultura, 3º andar. Outras informações pelo telefone 3316-9178

Veja a programação:

14 de outubro (segunda –feira)
Rocco e seus irmãos (Rocco e i suoi Fratelli) - A viúva Rosaria (Katina Paxinou) se muda de Milão para Lucania com seus quatro filhos. Vincenzo (Spiros Focás), o quinto filho, já vivia em Milão. A família enfrenta vários problemas de início, mas seus integrantes sempre buscam algo com o que se ocupar. Simone (Renato Salvatori) é boxeador, Rocco (Alain Delon) trabalha como faxineiro e Ciro (Max Cartier) apenas estuda. É quando surge Nadia (Annie Girardot), uma prostituta que tem um caso com Simone e também com Rocco, quando ele deixa o serviço militar. A disputa pela mesma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito.
Direção: Luchino Visconti (Drama, 169min, 1960); Elenco: Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot.

15 de outubro (terça – feira)
Belíssima (Bellissima) - Um diretor de cinema esta selecionando uma atriz mirim para o filme que rodará na Cinecittà, em Roma. Atendendo ao anúncio, uma mãe cinéfila leva a menina para disputar o papel, mas a pequena Maria é feia e desajeitada. Ao ver os produtores caçoando da garota, a mãe, Madalena Cecconi, fica possessa e faz de tudo para que sua filha, a pequena Maria, torne-se estrela de cinema, e vença o concurso que apontará a protagonista do filme.
Direção: Luchino Visconti (Drama, 100min, 1951), Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella.

16 de outubro (quarta – feira)
O Crocodilo (Il Caimano) - Completamente falido e enfrentando uma crise no casamento, o produtor de filmes B Bruno Bonomo (Silvio Orlando) decide apostar em um roteiro entregue a ele por Teresa (Jasmine Trinca), uma cineasta iniciante. Ele não se dá conta, a princípio, que a história é baseada na figura do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o que vai tornar sua busca por recursos para completar a produção uma tarefa muito difícil.
Direção: Nanni Moretti (Comédia/Drama, 112min, 2006); Elenco: Silvio Orlando, Marguerita Buy, Elio De Capitani.

17 de outubro (quinta- feira)
Antes da Revolução (Prima della rivoluzione) - O filme trata da desilusão política da juventude dos anos 60. Decepcionado com o comunismo e consigo mesmo, Fabrizio, jovem italiano, renega a burguesia, mas não se rende ao movimento revolucionário, vivendo um amor turbulento com sua tia.
Direção: Bernardo Bertolucci (Drama, 112min, 1964); Elenco: Francesco Barilli, Adriana Asti, Cristina Pariset.

18 de outubro (sexta – feira)
Os Girassóis da Rússia (I Girasoli) - Ao fim da Segunda Guerra Mundial Giovanna (Sophia Loren) se recusa a aceitar que o marido (Marcello Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia. Ela decide então viajar em busca de seu paradeiro. Das paisagens russas (até então pouco vistas em produções ocidentais) à trilha sonora de Henry Mancini, passando pela presença de duas grandes estrelas do cinema italiano, “Os Girassóis da Rússia” carrega a marca dos espetáculos épicos e grandiosos.
Direção: Vittorio de Sica (Drama, 101min, 1970); Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Lyudmila Saveleyva.

Antes da Revolução (Prima della rivoluzione0 será exibido no dia 17.
Nos siga no