Artes

Fim da era das locadoras: 100% Vídeo fecha e distribui cartazes como lembrança

Naiane Mesquita | 17/12/2015 15:44
Gabriel Lourenço procura pôsters de filmes que fizeram parte da sua história (Fotos: Fernando Antunes)
Gabriel Lourenço procura pôsters de filmes que fizeram parte da sua história (Fotos: Fernando Antunes)

O espaço está bem menor do que há nove anos quando a 100% Vídeo abriu as portas na cidade. O empreendimento que enchia os olhos de quem é apaixonado por cinema fez sucesso e trouxe novidades. Mas seguindo os passos da empresa nacional, a franquia de Campo Grande fechou as portas desde o dia 20 de outubro e agora se desfaz dos bens, como cartazes, mobiliário e filmes.

Filmes serão doados a instituições de caridade

No comunicado da 100% Vídeo nacional, a culpa recai sobre a pirataria, que deixou de ser uma ameça dos camelôs e se tornou digital com sites que disponibilizam o serviço de download gratuitamente. Sem contar, o Pop Corn Time, serviço gratuito de streaming bem famoso entre os conectados e o pago Netlix.

O ex-proprietário da 100% Vídeo em Campo Grande, o empresário Marcelo Martins, acompanhou os últimos momentos da locadora na tarde de hoje. Para ele, o empreendimento só se manteria se estivesse em um local menor e com menos custos. “Mesmo que tenha diminuído, tem muita gente que ainda consome, os clientes fiéis. Decidimos doar os DVD's para a AACC (Associação das Crianças com Câncer) e o Asilo São João Bosco”, explica.

Caminhão retira os últimos móveis do local

Como um brinde aos fãs, os cartazes dos filmes mais recentes estão a disposição de quem quiser levar uma lembrança para casa. Ainda há muitos exemplares de produção como “O Hobbit”, “Garota Exemplar” e até “Vingadores”. Não se iluda, os antigos não estão mais no local.

O analista de sistemas, Gabriel Lourenço, 27 anos, se aventurou entre as produções para achar algo que tocasse o coração. “Achei da 'Cássia Eller' e dos 'Os Vingadores'”, diz, enquanto procurava outros.

Apaixonado por cinema desde criança, ele conta que tinha o sonho de fazer faculdade na área, mas acabou deixando de lado. “Só fiz alguns cursos. Muito triste fechar essa locadora, é uma era que acaba com o avanço da tecnologia. Qunao eu era criança sempre visitava uma locadora perto de casa para ver os filmes ainda em VHS, acho que nem tinha o aparelho em casa, mas ia para lá ver o que passava na locadora”, relembra, saudosista.

Os cartazes ainda estão à espera de novos donos. Ainda não foi informado quando será o bazar de venda dos filmes. A 100% Vídeo fica na avenida Afonso Pena, 3692.

Nos siga no