Artes

Filha conta história de pai morto pela ditadura em filme exibido de graça amanhã

Ângela Kempfer | 18/04/2016 16:38
Celso e a filha, que agora dirige o documentário.
Celso e a filha, que agora dirige o documentário.

Em uma semana boa para se discutir democracia, o Cine Sesc coloca em cartaz "Diário de Uma busca". O documentário será exibido de graça amanhã (19), no Sesc Morada dos Baís, às 19 horas.

O filme fala do jornalista Celso Afonso Gay de Castro, que entrou para a história como mais uma vítima da Ditadura Militar.

Em Porto Alegre, no dia 4 de outubro de 1984, ele e um amigo foram levados a força para apartamento de um agente nazista, mas não saíram vivos. A versão das autoridades foi de que os dois invadiram o apartamento para assaltar, acabaram cercados pela polícia e se suicidaram. Nada disso, como todos os finais de mortes narrados pela ditadura.

A diretora Flávia Castro, filha de Celso, faz o caminho no tempo para mostrar quem foi o pai e as circunstâncias de seu assassinato. Com uma longa história de militância de esquerda, ele chegou a viver exilado no Chile e, de volta ao Brasil, morreu aos 41 anos.

“Diário de pertence à categoria de documentários singulares que ninguém mais poderia fazer, a não ser seus próprios realizadores – narrados na primeira pessoa, tratam de experiências particulares, protegidas da observação pública. Revelando a força necessária para ir em busca dos seus anos de formação, Flávia revolve afetos e conflitos atiçando a memória de parentes, amigos, jornalistas e policiais”, traduziu Eduardo Escorel, em crítica na Revista Piauí.

O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. A entrada é franca.

Nos siga no