Artes

Fãs fazem mobilização no Facebook para trazer filme a Campo Grande

Anny Malagolini | 29/06/2013 07:38
Atriz e diretora Petra Andrade, em uma das cenas do longa (Foto: Divulgação)
Atriz e diretora Petra Andrade, em uma das cenas do longa (Foto: Divulgação)

Eleito pela crítica como um das mais belas produções de documentários nacionais dos últimos anos, o recém-lançado “Elena”, já comoveu o País e a curiosidade é tanta aqui em Campo Grande que uma campanha foi criada na esperança do filme chegar à  Capital.

A produção ganhou prêmios importantes e o comentário na internet de quem assistiu desperta interesse em quem não é fã de filme não comercial.

O documentário está em cartaz em 10 cidades brasileiras, mas por aqui não há nada agendado nas redes de cinema, por isso a campanha: “Queremos Elena em Campo Grande”.

Várias cidades brasileiras entraram na brincadeira e criaram eventos com possíveis datas para a exibição. Quem quiser participar e ajudar a campanha deve clicar aqui e “Participar”.

Por trás da página, um dos idealizadores é o mestrando em Ciência da Computação Rafael Sandim, de 21 anos. Ele conta que conheceu o filme pelo trailer, e o fascínio e curiosidade de assistir o trabalho completo fez com que Rafael e uma amiga criassem a campanha.

“Eu gostei de 'Elena' porque os trailers e depoimentos que eu vi me deixaram curioso, estou meio com medo de estar supervalorizando o filme, mas acredito que ele será um filme parecido com The Tree of Life; filme premiado dirigido pelo ator Brad Pitt”.

Fã de filme nada comercial, Rafael vê a dificuldade em filmes “Cult” virem para Campo Grande e crítica a falta de fomento ao cinema nacional. Mas desta vez o mestrando resolveu erguer as mangas, mesmo que pela internet, “Pedi no Facebook oficial do filme para virem a Campo Grande, então, eles nos instruíram a criar a página e se obtivesse sucesso, considerariam a possibilidade de virem para cá”, explica toda a caminho de criação até a espera do sucesso da campanha.

Elena – O filme conta a o drama familiar que a diretora Petra Andrade viveu, aos 7 anos de idade, com o suicídio da irmã mais velha, Elena Andrade, em New York. A história baseada em contos reais surge de maneira intensa na telona, tratando com realismo a vida de Elena, e o encanto pelo documentário começa aí.

Filha de atriz, Elena decidi seguir a carreira da mãe e se muda para New York. Petra também se muda para Nova York, anos depois para ir em busca da irmã e, a saga da caçula começa sem pistas, apenas com fitas de vídeos da família, cartas, diários e recortes de jornais.

O filme foi lançado no ano passado, e rendeu os prêmios de melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários, no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Também ganhou o 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara na categoria “menção especial”, no 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox também ganhou “menção especial” e foi escolhido pela Films de Femmes 2013 como melhor documentário.

Nos siga no