Artes

Com público fiel, segundo dia de Bienal de Teatro exibe “Eles Não Usam Black-tie”

Mariana Lopes | 12/09/2012 07:29
Paulo prefere os filmes que fogem ao roteiro hollywoodiano (Foto: Rodrigo Pazinato)
Paulo prefere os filmes que fogem ao roteiro hollywoodiano (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bruno explica que os filmes selecionados têm roteiros adaptados de textos teatrais (Foto: Rodrigo Pazinato)

A sala de cinema é pequena, mas do tamanho suficiente para comportar o público fiel de cinéfilos que costumam freqüentar as mostras do MIS (Museu da Imagem e do Som). Na telona, o filme nacional “Eles Não Usam Black-tie” atrai aqueles que são fãs da Sétima Arte e que procuram por roteiros mais elaborados.

Na noite de ontem, no segundo dia da mostra de Cine Teatro, algumas poltronas da sala ainda estavam vazias, mas nas que estavam ocupadas a concentração era totalmente voltada ao filme e nos que saíram da sessão ficou com um gostinho de querer voltar hoje.

O filme de Leon Hirszman conta a história de um operário que descobre que vai ser pai e resolve furar a greve da empresa onde trabalha para não perder o emprego. Mas o movimento é liderado por seu próprio pai.

A partir dai, se inicia um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes. No elenco, Fernanda Montenegro, Francisco Milani, Gianfrancesco Guarnieri, entre outros.

O estudante Paulo Gilberto Pedraça Longo, de 18 anos, por exemplo, é fã de filmes que fogem ao roteiro hollywoodiano e disse ter encontrado no MIS algo diferente para consumir no cinema. “Percebo que Campo Grande está com mais opções culturais, com programações mais atrativas para quem gosta de arte”, enfatiza o jovem.

Segundo o produtor da Bienal de Teatro, Bruno Moser, os filmes selecionados têm roteiros adaptados de textos teatrais, o que atrai um público um pouco mais seletivo. “Mas a ideia não é lotar as salas, mas sim fomentar a cultura, e aos poucos criar público para consumir essa programação cultural”, explana o produtor.

O Cine Teatro faz parte da programação da Bienal de Teatro, que tem o apoio do Campo Grande News, e segue com filmes até a próxima sexta-feira (14), e com espetáculos teatrais até domingo (16).

Nesta quarta-feira (12), o filme exibindo será “Romeu + Julieta”, com direção de Baz Luhrmann, às 19h, no MIS. A entrada é gratuita.

Nos siga no