Artes

Tetê vira "Menina Passarinha" em livro infantil recheado de poesia

Ângela Kempfer | 20/03/2012 12:05
Livro tem ilustrações de Nancy Oliveira.
Livro tem ilustrações de Nancy Oliveira.

A “Menina Passarinha” Tetê Espíndola ganhou uma mãe chamada “Melodia”. Para a criançada entender como uma mulher pode ter a voz dos pássaros, a escritora Diane Valdez resolveu fazer poesia com palavras bastante conhecidas por estas bandas e página a página encanta o leitor no livro infantil com uma das melhores partes da nossa história regional, a cultura.

Depois de terminar doutorado na França, ao produzir um livro didático para alunos do ensino fundamental sul-mato-grossense, Diane encontrou durante a pesquisa a família Espíndola.

Primeiro a boa surpresa foi com a mãe, Alba, uma mulher que desde sempre fez questão de demonstrar afeto e dar valor à sensibilidade. “Ela colocava algo aos filhos que naquela época não era posto. Dava valor à música, cantava com os filhos e estimulava isso”, lembra Diane.

As 31 páginas de Menina Passarinha se abrem com Tetê aprendendo ao observar o canto de diferentes aves pelos matos grossos e imitando pássaros pelos campos grandes. Segue com a amizade da passarinhada a beira dos córregos, a brincadeira com as notas musicais, os dias ao lado do rádio pesado reproduzindo polca e chamamé e termina com a cantoria talentosa se espalhando pelo mundo.

Botões e fitas são cenário de Menina Passarinha.

Ao longo dos versos, as ilustrações de Nancy Oliveira são mais um capricho digno de quem é passarinho. Com tintas, tecidos, fitas e botões, a artista plástica molda o cenário das descobertas da Menina Passarinha pantaneira.

Tudo é muito simples, o traço, a textura, apesar do processo complexo exigido pelo trabalho. “Acordava bem cedo para fazer as fotos dos passarinhos aqui perto de casa, para entender como são, ver o colorido, o formato dos bicos. Depois fui pesquisar em sebos, até chegar ao que eu queria”, conta Nancy.

São dez ilustrações, com pássaros estilizados. “Minha maior preocupação foi o colorido”, resume a artista.

O livro infantil já foi lançado em Goiânia, onde vive a autora. Tetê leu e enviou um e-mail emocionado, diz Diane. “Ela disse ter gostado muito das ilustrações e de como eu consegui escrever a história dela com poesia”.

Agora, escritora e ilustradora esperam encontrar Tetê durante o lançamento da obra em Campo Grande.

A festa será no dia 30 no Memorial da Cultura, no antigo Fórum, às 19h e depois no dia 03 de abril, às 18hs, na livraria Leparole, na Rua Euclides da Cunha, 1.126 - Jardim dos Estados. O livro custa R$ 25,00.

Nos siga no