Artes

Exposição com obras dos pacientes do Nosso Lar será aberta amanhã

Paula Vitorino | 12/09/2012 09:06
Obras retratam sonhos e abstrato dos pacientes. (Foto: Divulgação)
Obras retratam sonhos e abstrato dos pacientes. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (13) será aberta a mostra “O Antídoto – olhares sobre a arte e o inconsciente”, com pinturas assinadas por pacientes do hospital psiquiátrico Nosso Lar.

A inauguração será às 20h, com coquetel, no Sesc Horto. A visitação estará aberta das 8h às 20 horas até o dia 30 de setembro.

Produzidas ao longo de anos de internação as obras expressam angustias, sonhos e até mesmo o abstrato cheio de significados. O nome da mostra é sugestivo e propõe uma reflexão sobre a cura para os males, que pode vir através da arte como abordagem terapêutica.

A proposta segue a linha desbravada pela psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou os métodos de atendimento ao portador de transtornos mentais levando a produção artística para hospitais psiquiátricos no Brasil, como um meio terapêutico. Foi uma revolução em sua época na abordagem clínica dos pacientes psiquiátricos, principalmente os esquizofrênicos, que geralmente eram isolados e considerados como incompreensíveis.

Mais informações podem ser obtidas no SESC Horto pelo telefone (67) 3357-1200. A unidade está localizada na Rua Anhaduí, 200.

Nos siga no