Artes

Anônima no Estado, escritora de MS busca reconhecimento em Corumbá

Elverson Cardozo | 30/04/2012 09:42
Novo projeto da escritora Vanda Ferreira vai integrar pintura, litetura e ecologia. (Foto: João Garrigó)
Novo projeto da escritora Vanda Ferreira vai integrar pintura, litetura e ecologia. (Foto: João Garrigó)

Fora as atrações nacionais do Festival América do Sul, como Margareth Menezes, Paulinho Moska e Lulu Santos, Corumbá também recebe artistas locais em busca de reconhecimento.

Vanda Ferreira é uma delas. No estande do Fórum de Cultura, a escritora campo-grandense está divulgando o próprio trabalho. Vanda, que também é conhecida pelo apelido de Bugra Sarará, já tem 9 livros publicados e outros 23 prontos para publicação.

Defensora da produção literária regional, a sul-mato-grossense reclama da falta de reconhecimento. Diz que deve haver mais abertura para que os conterrâneos conheçam os valores da terra. “Eu, Vanda Ferreira, parece não existir”, afirma.

A participação no Festival América do Sul, declarou, é válida, mas “é um evento paralelo”. Bugra Sarará explica que muita gente não sabia, por exemplo, sobre o Fórum Cultural.

No espaço o público pode conferir apresentações de poemas dramatizados, declarações de poesias, entre outras atrações. “É um sarau-lítero-músical”, explica a curadora Tânia Carretone, de 46 anos.

A proposta, explica, é propiciar ao público acesso à arte regional e, também, divulgar o trabalho de artistas locais. “Eu recebia muita reclamações de artistas que não eram contemplados”, afirmou.

Projeto – Além dos livros, Vanda Ferreira também levou um novo projeto. Trata-se de uma exposição de artes visuais que vai unir pintura, literatura e ecologia. A proposta da escritora é criar uma coleção sobre a fauna e a flora de Mato Grosso do Sul.

O projeto, que ainda não tem nome definido, deve ser apresentando à Fundação de Cultura do Estado ou Município.

Perfil – Vanda Ferreira nasceu e foi criada em Campo Grande. É produtora de literatura e artes visuais. Já foi premiada em salões de artes e concursos de poesias.

Bugra Sarará também é Cônsul e diretora internacional do meio ambiente, pela Associação dos Poetas Del Mundo.

Atualmente, é titular da cadeira número 4 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e vice-presidente da entidade. A escritora também é conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Campo Grande.

Vanda Ferreira tem livros publicados em Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e países como Alemanha e Portugal. Sua última obra publicada foi “Passagens” – uma história de vida que conta as memórias de uma juventude. Tudo em um lapso de 48 horas.

Nos siga no