Artes

Terenos recebe mostra em comemoração aos 50 anos de carreira de David Cardoso

Elverson Cardozo | 02/05/2013 15:10
Mostra é uma homenagem aos 50 anos do ator e diretor David Cardoso. (Foto: Eliane Nobre)
Mostra é uma homenagem aos 50 anos do ator e diretor David Cardoso. (Foto: Eliane Nobre)

Em comemoração aos 50 anos de carreira do ator e diretor David Cardoso, a prefeitura de Terenos, município distante 25 quilômetros de Campo Grande, promove, hoje (2) e amanhã (3), uma mostra de cinema independente com filmes produzidos por ele.

A iniciativa é a primeira ação de um projeto que tem objetivo de levar a sétima arte à população local. Os longos e médias que fazem parte da mostra serão exibidos no Centro Cultural Senador Ramez Tebet.

Entre os títulos: “Maria fumaça, chuva e cinema” (2009), que tem cenas rodadas em Terenos; “A Moreninha” (1970), com a participação de Sônia Braga, “Caingangue e a pontaria do diabo” (1973) e “Fronteira” (2011), gravado em Mato Grosso do Sul.

No mesmo local haverá uma exposição de fotos, câmeras antigas, equipamentos de iluminação e rolos de filme. O material faz parte do acervo pessoal de David Cardoso.

As exibições das produções de David Cardoso atraíram estudantes nesta quinta-feira (2). Aluna do 9º ano, Giovana Alícia Camargo, de 13 anos, soube da mostra pelos professores e resolveu participar.

O diretor, que mora em Terenos, também apareceu para um bate-papo com os estudantes. “Foi muito legal. Ele falou para gente sobre a carreira dele, como começou e explicou que teve que fazer muitas coisas para chegar onde está. Disse que a gente em que ter uma meta na vida”, contou.

Para a garota, a lição que fica é de força e esperança. “Vi que tenho que visualizar uma coisa que eu quero para o futuro, ter coragem, garra e firmeza, mesmo morando em uma cidade pequena”.

Estudantes da rede municipal e estadual visitaram mostra hoje pela manhã. (Foto: Eliane Nobre)

Estudante do primeiro ano do ensino médio na escola estadual Antônio Valadares, Leonardo Chaveiros, de 15 anos, também foi ao evento. Assistiu ao filme Moreninhas e também participou da roda com o ator.

Na avaliação do garoto, o cinema é cultura e pode oferecer mais conhecimento. Sobre o homenageado, o adolescente se limita a dizer que o ator é “fonte de inspiração”.

Em entrevista ao Lado B, David Cardoso disse que se sente lisonjeado com a homenagem, mas afirma que a mostra só aconteceu porque Terenos tem hoje uma mulher no comando da prefeitura. “As mulheres são mais sensíveis, direcionadas para cultura. Estão à frente dos homens a quilômetros”, disse.

O ator acredita que, com o evento, o município ficará mais conhecido como “a cidade que deu o ponta pé inicial no reconhecimento dos artistas da terra, de Mato Grosso Sul”.

Confira a programação:

02/05 – Sessão às 19h

- Caingangue e a pontaria do diabo (longa metragem)
- Fronteira (média metragem)

03/05 – Sessões às 08h e 14h

- Maria Fumaça, Chuva e Cinema (curta metragem)
- A Moreninha (longa metragem)

Sessão às 19h

- Caingangue e a pontaria do diabo (longa metragem)
- Fronteira (média metragem)

Nos siga no