Artes

Sylvia Cesco coloca em palavras personagens incríveis de MS

Escritora sul-matogrossense lança novo livro de crônicas em abril

Thailla Torres | 01/04/2022 12:43
“Entre outras funções maravilhosas, a literatura desempenha um papel fundamental para a preservação da memória de um povo”, afirma Sylvia Cesco.
“Entre outras funções maravilhosas, a literatura desempenha um papel fundamental para a preservação da memória de um povo”, afirma Sylvia Cesco.

Abril é um mês especial. Nele se celebra um dos hábitos humanos mais fascinantes e libertadores: a leitura. Tanto que nos dias 02 e 18,  são comemorados o  Dia Nacional e o Internacional do Livro Infantil, respectivamente, além do Dia Mundial do Livro em 23. Com tantas datas festejando a literatura, o próximo dia 7 também será especial. 

“Um Palmo e Meio de Proseio”, primeiro livro de crônicas da poeta Sylvia Cesco que será lançado nesta data. 

“Entre outras funções maravilhosas, a literatura desempenha um papel fundamental para a preservação da memória de um povo”, afirma Sylvia Cesco.

Em “Um Palmo e Meio de Proseio”, desfilam tipos comuns, personagens anônimos e figuras públicas conhecidas de Mato Grosso do Sul, como a Profa. Maria da Glória Sá Rosa, o Dr. Wilson Barbosa Martins, o poeta  Manoel de Barros, o escritor Abílio Leite de Barros, entre outros. O olhar sensível da autora ao conviver com eles, os traz para perto do leitor em linguagem coloquial, leve, poética e até mesmo bem-humorada.  

“Os personagens do livro são desta Cidade Morena, onde nasci, e que tanto amo,  e os  ‘causos’ foram vivenciados por mim. Ninguém me contou, ficaram registrados na minha memória afetiva”, conta a autora.

Perguntada sobre qual seria, na opinião dela, o segredo de um bom texto, Sylvia Cesco não titubeia e responde: “Para mim, qualquer texto, em qualquer gênero, prosa ou poesia, precisa transmitir encantamento, seja em seu conteúdo ou em sua forma”.  A autora lembra ainda que a sua ex-professora Maria da Glória Sá Rosa e também a amiga Ceila Puia, ambas já falecidas, foram as grandes incentivadoras para que ela escrevesse conhecedoras que eram, na intimidade, dos seus textos. E completa: “Expressar sentimentos, ideias, opiniões por meio da palavra escrita, seja em poesia ou em prosa, é a minha grande paixão. A palavra é a minha pátria”, afirma. 

O livro “Um Palmo e Meio de Proseio” traz um QR Code em sua contracapa que remete ao canal da editora e produtora Marruá, Arte e Cultura no YouTube. Nele, os leitores terão acesso a vídeos com três crônicas do livro interpretadas  pela diretora da Marruá, a  atriz Andréa Freire, mostrando  um pouco do universo da obra.

O lançamento será no dia 07 de abril, a partir das 19h30, na Plataforma Cultural, antiga estação ferroviária.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui)

Nos siga no