Artes

Sem os barzinhos, músicos criam calendário de shows em rede social

Cerca de 67 artistas se reuniram para se apresentar diariamente através de lives em redes sociais

Danielle Errobidarte | 27/03/2020 06:53


Projeto Ao Vivo em Casa reúne 67 músicos para fazer lives. (Foto: Divulgação)
Projeto Ao Vivo em Casa reúne 67 músicos para fazer lives. (Foto: Divulgação)

Com a suspensão de apresentações culturais, shows e espetáculos por conta do coronavírus, artistas do Estado criaram um calendário de shows online. A solução encontrada por 67 músicos e bandas foi fazer lives, semanalmente, cantando e tocando em suas próprias casas, e disponibilizá-las no Instagram ou Facebook. Alguns deles também deixam a critério do público o pagamento do couver, cobrado nas apresentações “ao vivo”, como forma de contribuição nesse período.

A iniciativa reuniu artistas de diversos gêneros musicais e as apresentações podem ser conferidas no Instagram do projeto (@aovivoemcasa), que divulga diariamente os shows. 

Para a vocalista Maila Marcato, o grupo serve também para que os artistas divulguem uns aos outros e todos tenham seu espaço. “Cada músico está fazendo da maneira que pode. Eu sou vocalista e por esse motivo minhas lives estão rolando em formato karaokê, o pessoal pede as músicas pelo Instagram e pela própria live e toco na hora”.

O contato com o público, ainda que por mensagens e comentários, ajuda a diminuir a saudade dos palcos. “Tem sido uma forma de acalmar o coração, pois ficar sem tocar é complicado demais, não só financeiramente. A maioria de nós ama o que faz e não poder ver o rosto das pessoas quando uma música é tocada é muito ruim”, afirma Maila.

Erika Espíndola (@mserikaespindola) utiliza as redes sociais nesse período para fazer, além dos shows autorais, tributos a grandes nomes da música internacional. Em seus lives, cada dia um artista diferente é homenageado. “Eu e meu marido escolhemos fazer os shows por temática, que acontecem desde o domingo passado. Começamos com Amy Winehouse, Raul Seixas, Elis Regina e hoje acontecerá o último, homenageando Alanis Morissette”.

Através de uma campanha, quem assiste as lives também pode colaborar com o casal e tem a opção de pagar o couver, geralmente cobrado em bares e casas de shows. “A live é pra todo mundo e quem quiser ajudar, com a quantia que for, é bem-vindo”.

Rafael Barros é um dos músicos-organizadores da plataforma. Ele explica que a plataforma foi criada para impulsionar artistas do Estado, com possibilidade de ajuda financeira para aqueles que dependem exclusivamente dos palcos. “O músico escolhe qual plataforma quer fazer a live e o horário que quer se apresentar. Cada um faz no seu próprio perfil, ou da banda, a gente só organiza”, afirma Rafael.

É possível conferir qual artista fará show, e os horários, no perfil @aovivoemcasa, no Instagram.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no