Artes

Programa premiado, "Terra e Cinzas" está disponível gratuitamente em app

País registrou recordes históricos de queimadas em 2024; conteúdo pode ser acessado na TV Brasil Play

Por Natália Olliver | 14/01/2025 09:46
Programa premiado, "Terra e Cinzas" está disponível gratuitamente em app
Vista aérea de focos de queimadas no Pantanal (Chico Ribeiro/Governo de Mato Grosso do Sul)

O programa premiado em 2024 pela ARI Banrisul de Jornalismo, "Terra em cinzas: as queimadas de 2024", foi disponibilizado gratuitamente em aplicativos. O conteúdo foi feito para retratar o cenário dos incêndios florestais que assolaram o país, especialmente o Pantanal.

A produção foi a ganhadora na categoria de reportagem nacional, que no ano passado teve foco na temática da emergência climática. A matéria especial foi exibida originalmente no dia 21 de outubro, na programação da TV Brasil. O conteúdo pode ser conferido no aplicativo da emissora e no YouTube.  

Com apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, ICMBio/PrevFogo - Ibama, Gretap (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) Zoológico de Brasília, Instituto Arara Azul e Instituto Caiman, o programa vencedor mostrou que o país teve um dos piores recordes de queimadas da história. As temperaturas alcançaram os maiores níveis já vistos e a seca prolongada cooperou para que o fogo se alastrasse rapidamente. 

Um rastro de destruição chegou às cidades em forma de incêndios, mas também de fumaça. Essa condição colaborou para que o país fosse considerado com um dos piores índices de poluição do ar. A situação se estendeu por vários dias nos meses de agosto, setembro e outubro. 

Vale lembrar que entre janeiro e setembro, o bioma sofreu um aumento de 2.306% na área queimada, comparado à média dos últimos cinco anos. No total, 1,5 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo, 318 mil deles apenas no mês de setembro, revelando o impacto dramático das mudanças climáticas e da seca extrema na região.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no
Veja Mais