Artes

Nos próximos 30 dias, pesquisas no Arquivo Histórico só por agenda

Servidores do Arca estarão empenhados nos trabalhos de classificação de prédios históricos

Danielle Valentim | 06/09/2019 07:43
Servidores terão de se organizar para receber pesquisadores ou a imprensa. (Foto: Danielle Valentim)
Servidores terão de se organizar para receber pesquisadores ou a imprensa. (Foto: Danielle Valentim)

A partir da próxima sexta-feira (13) visitas ao Arca (Arquivo Histórico de Campo Grande) terão de ser agendadas. Os servidores lotados no espaço reforçarão os trabalhos de classificação de prédios históricos e terão de se organizar para receber pesquisadores ou a imprensa. A ação que faz parte do "Reviva Campo Grande" está catalogando 42 edifícios históricos da Rua 14 de Julho.

Conforme apurado pelo Lado B, a mudança é temporária e seguirá até 13 de outubro, não extrapolando os 30 dias. 

Para quem ainda não sabe, o projeto está catalogando o patrimônio dos 1400 metros da via que está sendo requalificada, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso.

Os imóveis históricos receberão em suas fachadas placas com QR Code para que as pessoas tenham acesso instantâneo à história completa das construções.

As pesquisas são lideradas pelo arquiteto Fernando Batiston, da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e depois de finalizadas, as informações abastecerão o portal tecnológico.

A intenção é que o material disponibilizado esteja em uma linguagem acessível para todos.

Além da estética e característica arquitetônica dos prédios, as pesquisas revelarão memórias dos pioneiros da Rua 14 de Julho, imigrantes, comerciantes, moradores e empreendedores.

Por e-mail, a reportagem questionou a Sectur, para saber se o período de agendamento prévio poderá ser reduzido e aguarda retorno.

O Arca fica na Pedro Celestino, 1378, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O e-mail para agendamentos das visitas é o arca@sectur.campogrande.ms.gov.br

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no