Artes

Na homenagem ao Dia do Artesão, semana traz feira e oficinas gratuitas

Evento on-line acontece a partir do dia 19; programação inclui feira de artesanato e oficinas sobre técnicas

Raul Delvizio | 05/03/2021 16:36
Na 13ª edição da Semana do Artesão, até feira será em formato on-line (Foto: Edemir Rodrigues)
Na 13ª edição da Semana do Artesão, até feira será em formato on-line (Foto: Edemir Rodrigues)

Dos dias 19 a 26 de março, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) realiza a 13ª edição da Semana do Artesão. Por causa da pandemia de covid-19, porém, será a primeira vez totalmente on-line. Na programação, feira de artesanato, palestras e oficinas de técnicas artísticas – tudo gratuito. As inscrições já estão abertas.

Este é o principal evento de homenagem ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março – e que no ano passado não houve edição. “Sabendo da importância da semana e ciente da atual realidade pandêmica, conseguimos adaptar a programação para o formato on-line, uma experiência única que promete fazer desse momento difícil um singelo tribulo aos nossos artesãos, gerando renda por meio da feira, capacitações e difundindo as técnicas de artesanato”, explica Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS.

A lista completa de atividades já está disponível em um documento on-line. Para cada inscrição, é necessário fazer uma inscrição específica.

A Semana do Artesão é realizada anualmente pela Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS com o apoio de entidades representativas dos artesãos no estado, além do Sebrae/MS e da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Homenagens – Neste ano, duas artesãs serão as agraciadas pelas Entidades Classistas do Artesanato de MS pela importância e trajetória na arte sul-mato-grossense.

A primeira delas é Elizabeth Marques, escultora ponta-poranense que tem em suas obras referências pantaneiras, do cavalo à onça pintada, passando por São Francisco, Santas, Fridas e outros personagens. Trabalha também com fibras do cerrado e produz tecelagem, cestaria e flores em fibras de bananeira, buriti e taboa.

Já Carmen Barcelos é natural do município de Aparecida do Taboado. Na sua trajetória, foi a fundadora da primeira sala de alunos especiais do ensino público, isso no ano de 1978. Sua história na arte se mistura entre linhas, crochês e bordados, além de atividades voluntárias em entidades filantrópicas, em associações de artesãos e igrejas.

Mais informações sobre a Semana do Artesão podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9107.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no