Artes

Muro de almoxarifado recebe arte em comemoração ao Dia do Grafite

O mural tem 120 m² receberá a arte com o tema "Fauna, Flora e Letras"

Por Geniffer Valeriano e Kamila Alcântara  | 10/03/2024 10:40
Artistas realizam grafite em muro de almoxarifado da prefeitura (Foto: Marcos Maluf)
Artistas realizam grafite em muro de almoxarifado da prefeitura (Foto: Marcos Maluf)

Quem passar pela Avenida Fábio Zahran, próximo a Avenida Costa e Silva, verá um muro com mais cor nos próximos dias. As paredes do almoxarifado da Prefeitura de Campo Grande estão recebendo arte realizada por 13 artistas, neste domingo (10). Com o tema "Fauna, Flora e Letras", o  mural com 120 m² é feito em comemoração ao Dia do Grafite, celebrado em 27 de março.

O grafiteiro e tatuador Wil de Almeida, 25 anos, relata que o evento é importante para a luta pelo reconhecimento dos 50 anos do movimento Hip Hop, um conjunto cultural formado pela música, dança e arte. “Esse mural é um presente para a cidade. Uma expressão de arte ainda estigmatizada”, disse.

Presente no movimento desde 2008, Michael Gaara, de 33 anos, conta que migrou em 2013 do break para o grafite. O artista acredita que o mural pode fortalecer a arte presente no movimento Hip Hop. “Ações como essa, são importantes para fortalecer a cultura do hip hop, pois quando nos unimos apresentamos melhor nosso trabalho”, pontuou.

Erika Pedroso durante grafitagem de muro (Foto: Marcos Maluf)

Além da divulgação do grafite, Erika Pedroso, de 35 anos, diz que a ação ajuda a contribuir com o conhecimento dos artistas. “Temos que ocupar os lugares com a nossa arte, mas também é um momento de troca de conhecimento, onde compartilhamos materiais e novas técnicas”, diz.

Quem passava pelo local aproveitava para observar a construção do mural. Além de admirar a arte, que ainda ganhava forma, o professor de psicologia da UFMS, Jeferson Tabordo, relembrou que o tema de seu doutorado foi sobre a relação das pessoas com a arte do grafite.

“É interessante observar esse movimento, porque ele é muito característico das cidades grandes onde as pessoas aproveitam o excesso de muros para se manifestar, mas ainda assim associam essa arte com sujeira e vandalismo”, detalhou.

Parte de grafite realizado na manhã deste domingo (10) (Foto: Marcos Maluf)

Sobre a ação -  A pintura do muro começou às 9h e deve seguir até às 18h. Durante o evento ainda deve haver uma para literária e troca de livros, com Suzamar Rodriguez, às 10h. Às 15h a agitação ficará por conta do DJ Marcelinho da ZS, enquanto às 16h será realizado o sorteio de brindes para os artistas. O grafite é realizado com o apoio e autorização da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no