Artes

Festival América do Sul Pantanal começa nesta quinta em Corumbá

Ângela Kempfer | 20/08/2015 15:52
Festival começou com oficina de Viola de Cocho
Festival começou com oficina de Viola de Cocho

Com quase 500 artistas envolvidos, começa hoje o Festival América do Sul Pantanal. O evento, que em 2015 incorporou ao nome o maior símbolo da região, desde a manhã desta quinta-feira já movimenta Corumbá.

A programação até o próximo sábado terá 108 atrações, que incluem não só apresentações artísticas. Foi montada Feira Bocaiúva de moda, Bulixo Cultural, Espaço da Integração e exposições de artesanato e arte de rua.

A mostra “A Divisão do Estado” é apresentada pelo artista plástico Humberto Espíndola e o fotógrafo Roberto Higa também participa com a exposição "Corumbá, Sua História, Sua Gente”.

Para abrir o evento, a primeira oficina da manhã foi de Viola de Cocho e Siriri, com Sebastião Brandão e Vilmara da Silva, de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Às 9h, a arte educadora Ramona Rodrigues deu início à oficina sobre a poética de Manoel de Barros. Como desenvolve trabalho sobre a obra dele e faz pesquisas há 15 anos, ela elaborou uma oficina especial para o FASP. Uma das atividades é escrever sob a inspiração do desuso, tema recorrente na obra de Manoel.

O dia tem ainda cursos de percussão com construção de Instrumentos, com Márcio Bello, do Tocantins, e de Economia Criativa e Criação em Arte Digital, com a sul-mato-grossense Maíra Espíndola.

Às 18h, uma das festas populares mais importantes da Cidade Branca será representada pela Escola de Samba de Corumbá e pela Bateria Show da Escola de Samba Igrejinha, campeã do Carnaval de Campo Grande este ano.

Nesta edição, o festival faz homenagens ao bluseiro Renato Fernandes, que morreu este ano. O músico conquistou reconhecimento Brasil afora pela qualidade das composições que se tornaram clássicos do blues.

Outro homenageado é o poeta e matemático chileno Nicanor Segundo Parra Sandoval, de 101 anos, o criador da “anti-poesia”, textos que tratam o cotidiano com termos mundanos. Parra venceu o prêmio Cervantes 2011 e o prêmio Ibero-americano de poesia Pablo Neruda 2012.

A abertura oficial está marcada para às 19h30, com a Banda Municipal Manoel Florêncio e Coral Cidade Branca. A noite terá ainda premiação e exibição do vídeo vencedor do concurso Soy Loco por Ti América com o tema “O Olhar da Juventude”, projeto que selecionou curtas feitos por alunos de escolas públicas do Estado

Ás 21h30 deve começar o show do Grupo Acaba. O Festival segue até o dia 22 de agosto de 2015, com atividades em Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro (Bolívia) e Puerto Suárez (Bolívia).

Veja a programação completa aqui.

 

Nos siga no