Artes

Espetáculo lembra Rubens Correa, mestre do teatro, nascido em Aquidauna

Ângela Kempfer | 21/02/2015 07:24
Rubens Correa interpretando Artaud, ator morreu em 1996.
Rubens Correa interpretando Artaud, ator morreu em 1996.

Rubens Correa é um dos monstros sagrados do teatro moderno brasileiro. Mas o que pouca gente sabe ainda hoje é que o ator nasceu em Aquidauana. Talvez por isso, além da natural reverência, o interesse por ele seja ainda maior entre os que fazem teatro por aqui.

Na próxima semana, o ator volta ao palco de Campo Grande, 18 anos após a sua morte. Será lembrado no espetáculo "Rubens Correa, um grande Artaud de Aqui”, referência ao poeta e escritor francês, Antonin Artaud, que ele interpretou com maestria.

As apresentações serão de 24 a 28 de fevereiro, às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, sempre com entrada franca.

A produção é da Associação Artística Cultural Palco de Artes Cênicas/Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática, financiada pelo Ministério da Cultura e governo estadual, graças ao prêmio que leva o nome de Rubens Correa.

Em cena, o ator e diretor Espedito Di Montebranco mostra vida e obra de Rubens, a partir, principalmente, de textos de Artaud, um escritor conhecido como um louco romântico, que falava por meio de cartas, poemas em prosa e verso, roteiros de cinema, peças de teatro, ópera, pintura, além de manifestos polêmicos. É um dos nomes da contracultura ocidental na década de 60.

No espetáculo, há também lembranças de Rubens Correa em Aquidauana, depois em internato no Rio de Janeiro, nos palcos do Brasil e passagem por hospitais psiquiátricos, no fim da vida.

Segundo o diretor, a peça é um reconhecimento à obra dos dois, principalmente de Rubens, já que tal memória se perde a cada ano em Mato Grosso do Sul. "A cada dia se torna mais distante, o nome de Rubens não figura em nenhum teatro ou espaço merecedor de sua grandeza, figura apenas em uma sala do Centro Cultural José Octávio Guizzo usada para reuniões", diz Espedito. 

A peça é recomendada para maiores de 10 anos e os ingressos podem ser retirados uma hora antes na bilheteria. O Aracy Balabanian fica no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453.

 

Espedito Di Montebranco apresenta "Rubens Correa, um grande Artaud de Aqui".
Nos siga no