Artes

Encontro criativo de duas jornalistas resultou em livro sobre Pantanal

Sem saber, elas escreveram histórias semelhantes que virou uma só em 'Memórias de um Ipê Amarelo'

Jéssica Fernandes | 02/07/2023 11:08
Encontro criativo de duas jornalistas resultou em livro sobre Pantanal
Livro narra a história de um beija-flor e um ipê amarelo, que se unem em defesa do Pantanal. (Foto: Alems)

Produzido pela Comunicação Institucional da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), ‘Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental’ é um livro que nasceu a partir do encontro de duas obras.

Escrita pelas jornalistas Fernanda Kintschner e Gláucia Jandre, a obra apresenta um cenário contraditório. De um lado as belezas da fauna e flora do Pantanal sul-mato-grossense e do outro as queimadas que devastaram em 2020 diversas áreas da região.

Para completar a história, o leitor encontra dois personagens diferentes, mas que juntos se completam. O pequeno beija-flor, o Cuitelo, carrega água em seu bico na tentativa de vencer as chamas. Ele e o ipê ‘Senhor Amarelo’, que é sereno, resiliente e sábio, dão ânimo e estímulo aos demais seres do Pantanal na luta contra o fogo.

O encontro de Cuitelo e o Senhor Amarelo reflete outro, mas longe da história de ficção. Fernanda e Gláucia, paralelamente, escreviam histórias relacionadas ao Pantanal e às queimadas. Enquanto Fernanda criava a narrativa com o corajoso beija-flor, Glaucia escrevia sobre o ipê resistente. 

Ao Lado B, Fernanda comenta como ocorreu o encontro entre as histórias que se transformaram em uma. “Lá na Alems temos uma coleção de livros. Quando eu fui falar com a minha chefe, que eu havia escrito um livro, ela falou que a Gláucia já estava com um pronto e na fila para a nossa artista fazer (Luciana)”, conta.

No mesmo dia, a jornalista procurou a colega e descobriu a coincidência. “Eu voltei para a redação e fui falar com a Glaucia: ‘Fiz um livro, mas já tem um na frente. Sobre o que é o seu?’. Aí ela falou: ‘É das queimadas no Pantanal’. Eu pedi pra ler o dela e no que li, falei: ‘Gláucia a gente escreveu a mesma história”, lembra. 

Esse é o primeiro livro de Fernanda e o segundo de Gláucia que em outra ocasião lançou um relacionado a violência doméstica. ‘Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental’ ganhou ilustrações feitas pela artista visual Luciana Kawassaki.

Embora tenha lançado o livro nesta semana em parceria com a colega, Fernanda já tem outros projetos em mente. “Tem dois livros já em produção com outros dois colegas jornalistas, mas não posso revelar os temas ainda”, afirma.

Cidadania é o bicho - Esse é o sétimo livro da coleção “Cidadania é o bicho”, produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS. Os livros tratam de temas ligados à promoção e à defesa de direitos humanos por meio de histórias protagonizadas por animais da fauna pantaneira.

As outras histórias abordam a violência de gênero, violação de direitos de crianças e adolescentes, direitos dos idosos, racismo e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para acessar e baixar gratuitamente o livro “Memórias de um Ipê Amarelo: A história de uma amizade nutrida pela preservação ambiental” e as demais publicações, clique aqui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no
Veja Mais