Artes

Encantador, festival Sesi Bonecos do Mundo dá as caras na comunidade Tia Eva

Anny Malagolini | 20/08/2013 18:34
Bonecos ganha vida nas mãos de atores italianos.
Bonecos ganha vida nas mãos de atores italianos.

O tablado do teatro ganhou arte movida pelas mãos de dois italianos. Os bonecos são os personagens que, pela desenvoltura, parecem ter vida. A articulação exagerada, típica de quem veio da Itália, dá ainda mais ação à cena dos atores Girovago e Rondela, que trouxeram a Campo Grande o espetáculo “Mão viva”, como parte do festival Sesi Bonecos do Mundo.

Um dos eventos mais esperados do ano, pela qualidade e riqueza cultural, terá oficialmente as apresentações nos dias 24 e 25 de agosto com artistas de vários países. Mas para um gostinho do evento, a peça dos italianos foi encenada nesta terça-feira na comunidade Tia Eva, de descendentes de escravos.

Ao som delicado da lira e da sanfona, o tablado ganhou um espetáculo de dança, criatividade sob os olhares atentos da criançada.

O encantamento atinge até quem apenas levou o filho. “Nunca tinha visto, pensei que fosse encontrar fantoches. O trouxe para interagir com a cultura desde pequeno, mas eu acho que estou gostando mais”, confessa a gestora de Recursos Humanos, Daniela Martins, de 28 anos, que apareceu com o filho Lucas Gabriel, de 1 ano e meio.

Os olhares fixos, os sorrisos espaçados das crianças, de repente deu lugar ao espanto diante de bonecos que fazem até fogo sair pela boca.

Mesmo quem chegou cheio de marra - coisa de adolescente, se debruçou sobre a cadeira para assistir a novidade. Os fones de ouvidos que estavam ligados no celular, foram esquecidos pelo estudante Wandlym da Silva, de 12 anos, que preferiu a música ao vivo, mesmo sem gostar de teatro. “Teatro me dá sono, mas a música me chamou a atenção e até agora não sei como ele fez sair fogo da boca do boneco”.

Outra estudante, Samila Leal, de 11 anos, queria ser policial, mas depois do show diante dos olhos, a vontade de prender ladrão passou. “Eu vou treinar em casa, quero fazer isso”.

Programação – Para dar início as apresentações no dia 24, o convidado é Grupo "Giramundo", de Minas Gerais, com o espetáculo “Torres Andantes”, às 16h30. O Sesi Bonecos do Mundo será no Parque das Nações Indígenas, de graça

No domingo, dia 25, a banda Pato Fu apresenta o show “Música de Brinquedo”, às 16h30, também no Parque. Confira aqui a programação completa do festival. 

Nos siga no