Artes

Em outubro, casa do Manoel de Barros abre as portas para o público

Transformada em centro cultural, o espaço terá atrações musicais e exposição de objetos pessoais do poeta

Jéssica Fernandes | 21/09/2022 19:00
Óculos do Manoel de Barros na escrivaninha. (Foto: Arquivo/ Marithê do Céu)
Óculos do Manoel de Barros na escrivaninha. (Foto: Arquivo/ Marithê do Céu)

A casa onde  Manoel de Barros viveu nos últimos 30 anos de vida, no Bairro  Jardim dos Estados, em Campo Grande, recebe os primeiros visitantes a partir de outubro. O lar do poeta e da companheira de uma vida, Stella Barros, foi transformado em polo cultural e abre as portas oficialmente no próximo mês com exposição e apresentações musicais. 

Nomeada como ‘Casa-Quintal Manoel de Barros’, o espaço será inaugurado no dia 19 de outubro. Na data, a atriz e poetisa, Bruna Lombardi, exibirá uma entrevista que fez para a TV na década de 1990 com o poeta na própria casa. 

Os interessados podem agendar a visitação através da plataforma Sympla a partir do dia 28 de setembro. Para novembro, a atração confirmada é a cantora e compositora Tetê Espíndola, que fará um pocket show na Casa com poemas musicados de Manoel de Barros.

Sofá onde o poeta tinha o lado favorito para ficar. (Foto: Arquivo/ Marithê do Céu)

Além das apresentações musicais, o público poderá conferir a exposição de objetos pessoais de Manoel de Barros, como documentos raros, cartas trocadas pelo poeta com amigos, desenhos e fotos que retratam o cotidiano dele na fazenda no Pantanal e na residência na Capital.

Outro destaque da Casa-Quintal é a sala imersiva criada pelo artista visual Ivan Soares com imagens de Manoel de Barros dos filmes “Caramujo-Flor”, de Joel Pizzini e “Planuras”, de Maurício Copetti, além de registros audiovisuais de Ricardo Câmara Pieretti no interior da casa do escritor. 

Em 2021, o Lado B fez uma matéria sobre a casa do poeta. Na época, o neto de Manoel de Barros, ilvestre Nogueira Barros, e o amigo jornalista Pedro Spíndola comentaram sobre a iniciativa de criar o museu e casa de cultura.

Itens pessoais do escritor que faleceu em 2014. (Foto: Arquivo/ Marithê do Céu)

Sobre a Casa-Quintal Manoel de Barros - A criação do novo espaço cultural em Campo Grande voltado à memória e a invenção poética é fruto de um movimento que aglutina artistas e produtores do estado e de todo o país, que se reuniram enquanto Sociedade dos Amigos da Casa-Quintal Manoel de Barros em projeto realizado pela Fundação Nelito Câmara, Pólo Filme e correalizado pelo Sesc Cultura do estado e com o apoio da Energisa. O projeto conta ainda com o apoio cultural da Polca, Cine Café e Essência de Mato.

Entre os artistas que aderiram a recriação da residência em “Casa-Quintal Manoel de Barros” estão os escritores Raduan Nassar, Mia Couto, Eucanaã Ferraz, Sérgio Medeiros, Adalberto Müller; os cantores e compositores, Ney Matogrosso, Tetê Espíndola, Adriana Calcanhoto, Alzira Espíndola, Egberto Gismonti, João Guilherme Ripper e as atrizes e poetisas, Bruna Lombardi, Elisa Lucinda, Gleycielli Nonato Guató.

Com idealização de Silvestre de Barros, Pedro Espíndola e Ricardo Pieretti Câmara, Curadoria de Joel Pizzini, Produção Executiva de Juliana Domingos, Direção de Arte de Mariana Villas-Bôas e Paula Bueno e uma equipe de colaboradores artísticos da cidade como Mary Saldanha, Casa Muxarabi, Thaís Pompêo, Roberta Siqueira, Renata Sibele e Bruno Atra.

Acompanhe o Lado B no Instagram@ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no