Artes

De vozes às pinturas de autorretrato, mostras homenageiam mulheres

Os eventos acontecem no Museu da Imagem e do Som e na TVE - Cultura e ocorrem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Alana Portela | 06/03/2020 11:27
A dupla Beth e Betinha são uma das homenageadas em Campo Grande.  (Foto: Divulgação)
A dupla Beth e Betinha são uma das homenageadas em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Exposição em homenagem às vozes femininas que marcaram época e vernissage de autorretrato comemoram o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. As mostras acontecem em dois locais de Campo Grande, um no MIS (Museu da Imagem e do Som) e outra na TVE - Cultura e é aberto ao público.

Na TVE - Cultura, localizada na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo a mostra “Agora é Que São Elas”, começou ontem. Com os olhos voltados para o universo feminino, o evento conta com exposição de trabalhos de 22 artistas de Mato Grosso do Sul com o tema “Autoretrato”.

As obras estão expostas no Espaço Cultural Jornalista Aldo Olarte de Souza que funciona das 8h às 17h30. A abertura da mostra contou com a apresentação da cantora e compositora Jool e vários convidados.

Mostra com o tema "Autorretrato" que acontece na TVE-Cultura. (Foto: Divulgação)

Já no MIS, que fica dentro da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, homenageia as vozes que marcaram época do Estado com a mostra “Dó - Ré – MIS Mulheres Cantoras de MS”. O evento começou na manhã de hoje e mostra às mulheres pioneiras e as que estão iniciando na carreira musical.

São mais de 50 mulheres sendo homenageadas, como Jucy Ibanez, Lenilde Ramos, Maria Alice, Maria Cecilia, Marta Cel, Ana Cabral, Ana Karla e outras. A exposição tem destaque especial para as pioneiras Helena Meirelles, Beth e Betinha, Delinha, Alzira e Tetê Espíndola.

Fotografias, discos e até instrumentos musicais das artistas fazem parte da mostra, que busca criar um acervo de fotos e documentos sonoros das cantoras. “Esta é uma forma de homenagear estas mulheres que são cantoras, compositoras, instrumentistas, mães, trabalhadoras que com muito talento deixam mais leve e poético nosso dia a dia. Queremos convocar a todas para que tragam fotografias, discos, CD’s, DVD’s ou qualquer material autoral para que possamos salvaguardar o material no acervo do MIS”, pede a coordenadora do museu, Marinete Pinheiro.

A exposição continua até o dia 9 de maio. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30, com entrada franca. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

Nos siga no