Artes

Cultura japonesa ganha destaque com exposição em Campo Grande

Eduardo Penedo | 24/11/2014 20:13

No ano do Centenário da Imigração Japonesa em Mato Grosso do Sul, foi lançado uma mostra fotográfica do fotojornalista Roberto Higa, exposição de objetos orientais, sorteio de prêmios, oficinas de origami e apresentações culturais. A exposição aconteceu nos dias 21 a 23, mas em razão do sucesso do evento foi prorrogado até domingo (30).

O evento foi realizado pela Brookfield Incorporações e aberto na noite do dia 21, um dos destaques foi à apresentação do grupo ryukyu koku matsuri daiko, em evidência no cenário estadual pelas apresentações com tambores japoneses. Os instrumentos utilizados são famosos por melhorar a qualidade da saúde física e mental dos seus praticantes, por conta dos benefícios proporcionados pela harmonia em grupo nas apresentações.

Durante os três dias, os visitantes puderam conhecer um pouco mais das tradições e costumes, como o Origami, que também decorou o ambiente. Uma oficina de dobraduras proporcionou aos visitantes a oportunidade de aprender a arte da dobradura de papeis. Outro costume japonês, os chás, também foram oferecidos como degustação.

No domingo, foi a vez da apresentação do grupo Shinsei de Wadaiko. Com batidas fortes, o som dos tambores mais uma vez encantaram os visitantes.

As fotografias do renomado Roberto Higa, destacaram o processo de imigração da colônia japonesa no estado e como isso influenciou os hábitos culturais do povo campo-grandense. “Consegui resgatar muitos momentos dos primeiros 50 anos da chegada dos japoneses à Campo Grande e fui em busca desse material com familiares, inclusive”, ressalta Higa, que, normalmente, costuma registrar por meio de suas lentes tudo o que ocorre dentro da colônia.

Nos siga no Google Notícias