Artes

Com poemas, Renato quer incentivar alunos a despertar imaginação e escrever

Ele é professor e no dia 29 deste mês vai lançar seu primeiro livro "Poemas sobre Tudo e Trechos" no distrito de Anhanduí

Alana Portela | 17/11/2019 07:35
Renato Novaes segurando seu primeiro livro "Poemas sobre Tudo e Trechos" (Foto: Divulgação)
Renato Novaes segurando seu primeiro livro "Poemas sobre Tudo e Trechos" (Foto: Divulgação)

Com livro de poemas, Renato Novaes quer incentivar a leitura dos moradores do distrito de Anhanduí, 60 quilômetros de Campo Grande. “Busco ajudar a essa nova geração a prática da escrita, o gosto pela leitura e, principalmente, formar grandes cidadãos”, afirma. No dia 29 deste mês, ele lança sua primeira obra “Poemas sobre Tudo e Trechos”.

“Os poemas são sobre pessoas, coisas. Tem um sobre minha professora do ensino fundamental”, diz o escritor. Ele tem 24 anos, nasceu, cresceu e formou-se em Letras no local, onde tem poucos habitantes. De aluno, virou professor e agora quer apoiar seus estudantes a despertarem a imaginação e “viajar” nas leituras.

Renato relata que começou a escrever ainda pequeno. “Tinha 10 anos. Gostava de música e sempre prestei atenção nas letras, que eram verdadeiras poesias”, lembra. Na época, compartilhou o gosto com duas professoras que o incentivaram a continuar.

Texto sobre não precisar de aprovação (Foto: Divulgação)
Poema sobre amor próprio para incentivar os leitores (Foto: Divulgação)

“Fazia poemas sobre tudo. Sempre em datas comemorativas, para ler na igreja, escola, eventos. Até que um dia percebi que tinha muito material literário acumulado. Então resolvi que era hora de tentar publicar um livro, mesmo sem saber como funcionava”, conta.

Ele é um rapaz alegre, de sorriso fácil, e com um olhar mais delicado fez sua vida se transformar em poesias. Desde o café da manhã, as flores do caminho, as amizades, as meninas de cabelos cacheados e as de cabelos compridos, os amores, as dores e tantos acontecimentos do seu cotidiano vivaram poemas e estão no livro.

Agora, o professor inicia numa jornada de encantamentos, aonde a palavra o conduz para o mundo em cenários lúdicos e coloridos. “Ser poeta é ser rico. Ser poeta é compartilhar. Ser poeta é encantar, com palavras”, destaca.

Para que pudesse lançar o livro, Renato realizou uma “Ação entre amigos” no mês passado no distrito. A ideia era arrecadar dinheiro para a publicação e ele fez uma festança que animou o local e contou com a participação de boa parte dos moradores. O professor conseguiu a quantia necessária e agora aguarda ansioso pela divulgação.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981-9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhatsApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

 

Nos siga no