Artes

Com história de mulheres que lutam pela igualdade, Cine Café exibe Mustang

Cinema gratuito será hoje, às 19h, no Museu da Imagem e do Som.

Thailla Torres | 11/03/2019 08:18
O enredo trata sobre a vida de Lale e suas 4 irmãs, em um vilarejo turco.
O enredo trata sobre a vida de Lale e suas 4 irmãs, em um vilarejo turco.

Para homenagear o mês da luta pela igualdade de direitos das mulheres, o CineCafé desta segunda-feira no MIS (Museu da Imagem e do sSom) exibe o filme "Mustang" ou "Cinco graças", longa-metragem francês que fala sobre a liberdade e o direito de escolher quem se quer ser.

A exibição começa às 19h com entrada gratuita. O filme começa com uma menina comentando como elas estavam tranquilas e de como tudo mudou tão rápido. As primeiras cenas mostram Lale (Günes Sensoy) se despedindo da professora, Dilek (Bahar Kerimoglu), que deixou com ela o seu novo endereço. Esperando Lale estão as suas quatro irmãs mais velhas. Aos invés de irem para casa com a van escolar, as meninas resolvem aproveitar o dia bonito e ir à pé, brincando com meninos no caminho.

Ao chegar em casa, elas são duramente repreendidas pela avó, porque a comunidade estava comentando que elas não tinham tido um comportamento correto. Este é apenas o começo do calvário das meninas, em um vilarejo turco, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco meninas não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

O MIS fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 - Centro. A organização pede que o público leve xícara para provar do café que é servido gratuitamente.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no