Artes

Com crônicas, cirurgião lança livro sobre pandemia do coronavírus

O médico César Benavides também usa relatos e narrativas para registrar o período que virou o mundo de cabeça para baixo

Alana Portela | 21/06/2020 10:43
O cirurgião plástico, César Benavides, com os exemplares do livro Pandemia 2020. (Foto: Divulgação)
O cirurgião plástico, César Benavides, com os exemplares do livro Pandemia 2020. (Foto: Divulgação)

Para registrar a época que virou o mundo de cabeça para baixo, o cirurgião plástico César Benavides vai lançar o livro “Pandemia 2020: Histórias e Reflexões de um Período de Alerta à Humanidade”. O lançamento ocorrerá por live, às 19h através da página do Facebook que leva o nome do médico. 

Após o decreto do isolamento social em Campo Grande, o cirurgião aproveitou a folga na agenda para refletir sobre as mudanças ocasionadas pelo coronavírus. “Procurei manter a mesma rotina de acordar cedo e me preparar para as cirurgias, mas ao invés de sair operar, ficava sentado com um papel na minha frente. Sabia que tinha que aproveitar esse tempo de alguma forma, para não entrar em parafuso e também tentar fazer algo útil”, diz. 

Entre um pensamento e outro, o médico passou a imaginar histórias de personagens com estilos de vida diferentes e as formas que estariam lidando com o momento. “São várias crônicas com personagens diferentes, histórias de vida com situações fictícias, mas paralelas à realidade”.

“Coloquei nesse livro os mais diversos tipos de emoção, para pensarmos e refletirmos sobre o que podemos fazer para melhorar como humanidade e qual o aprendizado que vamos tirar disso tudo”, destaca César.

A obra mistura narrativas fictícias com o conhecimento científico do médico. Além disso, também fala sobre as previsões para os anos seguintes, possibilidades de terapias e tratamentos e até reflexões sobre o que ainda nos aguarda durante a pandemia. 

 “Não existem fórmulas mágicas para o momento enfrentado, mas a participação ativa de cada um poderá ser decisiva para o bom desenrolar de muitas histórias”, declara. 

A live de lançamento do livro pode ser acompanhada através deste link

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no