Artes

Com 11 anos, menina faz livro inspirado na personalidade da irmã mais nova

Naiane Mesquita | 08/12/2015 15:23
Isadora decidiu escrever uma história baseada nas 'maluquices' da irmã mais nova (Foto: Gerson Walber)
Isadora decidiu escrever uma história baseada nas 'maluquices' da irmã mais nova (Foto: Gerson Walber)

Com personalidades distintas, mas um carinho que transparece nos olhos, as irmãs Isadora e Heloísa aprenderam desde cedo a serem parceiras. Seja nas brincadeiras quanto no hobby favorito, a leitura, as duas fazem quase tudo juntas.

Tanto carinho acabou aparecendo no livro “As Aventuras da Princesa Maluca” escrito por Isadora de Oliveira Bassoto, 11 anos, e que foi publicado recentemente pela família, em uma produção independente. “Ela é meio doidinha”, diz a escritora da família, sobre a irmã.

Heloisa, 9 anos, só ri. Não se importa em ser chamada de doidinha, principalmente ao ser retratada com tanto carinho pela irmã mais velha no livro. “Eu achei legal”, resume.

A mãe das duas, Marli de Oliveira Orlando Bassotto, 44 anos, afirma que elas sempre tiveram personalidades diferentes e isso nunca impediu que fizessem tudo juntas. “A Isadora sempre foi muito tímida, ela começou a se expressar mais quando foi alfabetizada. Eu engravidei um tempo depois da Heloísa, elas só tem 1 ano e 9 meses de diferença, então elas se tornaram muito amigas e companheiras”, explica a mãe.

Isadora e Heloísa são amiguinhas e fazem tudo juntas

A Heloísa é completamente diferente da irmã e se tornou a espoleta da família. “Ela gosta de sair, é festeira, tudo o oposto. Essa história é a forma da Isadora de falar um pouco do jeito da irmã, meio maluquinho”, brinca Marli.

No livro, a princesa ganhou o nome de Isabel e foi descrita como “meio maluca”, sendo que “vivia derretendo chocolate e passava nas picadas de pernilongo , ela pensava que era pomada”. Questiono se Heloísa já fez isso, e ela faz questão de negar. “Foi só inspirado”, diz Marli.

Isadora diz que sempre sonhou em publicar um livro. Para escrever esse e os anteriores ela usava uma folha de papel sulfite A4, dobrava no meio, grampeava e fingia que era um livrinho. “A Isadora escreveu 'O Coração Mentiroso', 'Cirando Inteligente' e 'A Menina que vendia Livro'”, descreve a mãe.

A mãe resolveu apostar no sonho da filha de escrever um livro

Isadora complementa. “Tem um também sobre como emagrecer”, ri. A mãe conta que depois de todo a escrita, as duas ainda montam um teatrinho com a história e apresenta para o resto da família, incluindo o irmão de 15 anos e o pai. “Nós temos que assistir”.

A publicação do livro foi possível graças ao apoio da Funlec, escola onde a menina estuda. “Os custos foram altos, cerca de R$ 6 mil para 500 cópias, mas procurei alguns escritores e eles gostaram bastante do material, então resolvemos presentear ela com o livro”, diz a mãe.

O livro está a venda por R$ 20,00 e em breve deve chegar a livrarias. “Estamos negociando”. Por enquanto, quem quiser comprar pode ligar no número (67) 8201-1795.

Nos siga no