Artes

Cinema da Capital terá sessões para pessoas com espectro autista

O anúncio foi feito pela Defensoria Pública, que oficiou a empresa para que a legislação atual fosse cumprida

Flávio Veras | 17/01/2022 15:04
(Foto: UCI/Divulgação)
(Foto: UCI/Divulgação)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul anunciou, nesta segunda-feira (17), que a rede de cinemas UCI terá sessões voltadas às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). De acordo com o órgão, foi instaurado um procedimento para acompanhar p cumprimento da Lei Estadual nº 5.677/2021 por parte da empresa. 

Após ser oficiada, a rede de cinemas revelou que adotará a medida até o fim do mês de janeiro. Segundo o coordenador do Nudedh (Núcleo de Direitos Humanos), o defensor público Mateus Sutana, o objetivo do procedimento era acompanhar o cumprimento da lei estadual, que trata da realização de sessão mensal de cinema adaptada às pessoas com o transtorno ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

"Muitas famílias e pessoas TEA deixam de ter convívio social ativo. Pensando nisso, a Lei 5.677/2021 criou sessões de cinema com algumas peculiaridades, como forma de minimizar algumas barreiras: o ambiente deve ter pouco estímulo sensorial e os funcionários deverão ser treinados para atendimento adequado. Esse é um grande passo para a garantia de dignidade", pontua o coordenador.

Em resposta às solicitações, a UCI informou que, em virtude da pandemia de covid-19, não foi possível dar imediato cumprimento à legislação estadual. Contudo, após a provocação, a data fixa mensal em que as sessões são realizadas, acontecerá provavelmente em uma terça ou quarta-feira de cada do mês, iniciando já na próxima semana, quando ocorrerá a primeira sessão.

Na nota, a empresa ainda informou que possui equipe treinada para um adequado atendimento às pessoas com TEA ou outras deficiências que acarretem hipersensibilidade sensorial. Contudo, está em contato com a AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista), para a realização de treinamento e emissão de certificado para toda a equipe ainda em fevereiro.

A publicidade e divulgação de datas serão feitas pela rede UCI, mensalmente, de acordo com a data estipulada, sempre que possível com antecedência mínima de 10 dias.

Como será - As sessões adaptadas serão realizadas com luzes permanentemente acesas, dimerizadas a 50% e som 25% mais baixo em relação a uma exibição tradicional e volume de som reduzido.

A lei garante, ainda, que familiares ou acompanhantes, mediante a compra de ingresso, terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair da sessão sempre que necessário.

Endereço - O UCI da Capital fica localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, 4796 - Parque dos Novos Estados, no Shopping Bosque dos Ipês.

Nos siga no