Artes

CineCasa abre com exibição gratuita do drama francês "Baseado em Fatos Reais"

Projeto existe desde 2016 e é uma parceria entre a UEMS e a Casa de Ensaio

Thaís Pimenta | 10/09/2018 07:08
"Baseado em Fatos Reais" é um drama com ares de suspense com Emmanuelle Seigner e Eva Green. (Foto: Divulgação)
"Baseado em Fatos Reais" é um drama com ares de suspense com Emmanuelle Seigner e Eva Green. (Foto: Divulgação)

O drama francês "Baseado em Fatos Reais", que traz Eva Green e a atriz Emmanuelle Seigner como protagonistas, foi o escolhido para a exibição deste mês no Projeto Cine Casa, organizado em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a Casa de Ensaio. A sessão é gratuita e acontece no dia 20 de setembro, às 19h30, no prédio da Casa de Ensaio, localizado na Avenida Afonso Pena.

De acordo com a professora e estudante de Letras da UEMS, Mariana Miranda, o projeto existe há dois anos. "O CineCasa acontece desde 2016, foi criado por um professor da UEMS, Marcelo Bueno, e que também é voluntario da Casa De Ensaio. Ele saiu este ano do projeto porque está com muitos projetos e pediu para que eu tocasse o projeto por saber que tenho essa experiência com audiovisual", explica.

A proposta é exibir mensalmente um filme, que será alternado entre um contemporâneo e um clássico. "Estamos na segunda exibição do ano e a ideia central é chamar algum conhecedor do tema do filme ou do diretor pra expor uma fala no final da exibição e interagir com o público", finaliza Mariana. Desta vez quem ministra o debate é o professor Ravel Giordano Paz.

"Baseado em Fatos Reais" foi escolhido por ser o mais recente filme do diretor Roman Polanski, lançado no ano passado, e a adaptação de um livro francês que recebeu um dos maiores prêmios de literatura na França. 

A história acompanha ​Delphine (Emmanuelle Seigner), uma escritora best-seller que, exaurida e fragilizada por suas lembranças, é atormentada por cartas anônimas que a acusam de jogar sua família aos leões devido ao seu último livro publicado. Passando por uma fase de bloqueio criativo, Delphine conhece Elle (Eva Green), uma fã obcecada. O enredo se distrincha na dualidade entre confiar ou não na fã Elle.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no