Artes

Cidade será tomada pela arte para celebrar 25 anos da Casa de Ensaio

Companhia é uma das tradicionais de MS e conta com a realização de 18 peças e formação de mais de 5 mil alunos

Lucas Mamédio | 10/05/2021 07:49
Uma das 18 peças realizadas pela Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)
Uma das 18 peças realizadas pela Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)

O centro cultural Casa de Ensaio começa nesta segunda-feira uma série de intervenções para comemora 25 anos de atuação em Campo Grande. Projeto idealizado por Laís Dória e Artur Monteiro de Barros, em 1996, a Casa, como é carinhosamente chamada, se desenvolveu como um centro cultural, com programas voltados para arte transformação social, atingindo muitas pessoas, seja com o curso “Brincaturas e Teatrices”, carro chefe das ações da instituição, que oferece um programa de oficinas artísticas para crianças e jovens de diversos bairros da capital, ou pelos outros tantos projetos realizados ao longo das duas décadas e meia de atividades: cursos, formações, festivais, atos artísticos, rodas de discussões, oficinas e muito mais. 

Consolidada como umas das principais formadoras de público do estado, com um legado marcado por inúmeras histórias de vida, dos tantos alunos que fizeram parte de suas produções e que hoje atuam em diversas áreas da sociedade: professores, médicos, cineastas, bailarinos, que agora reconhecem a importância das experiências legadas pela instituição. 

Laís Dória, idealizadora e fundadora da Casa de Ensaio (Foto: Divulgação)

Com uma pedagogia específica, desenvolvida  por sua idealizadora, ao longo de  muitos anos de estudos e registrada em dissertação na Universidade de São Paulo, o projeto “Brincaturas e Teatrices” propõe a aproximação entre as linguagens artísticas para a construção dos processos educacionais e dos seus desdobramentos teatrais. As artes "emendadas", como chama Laís Dória, é uma articulação processual entre teatro, dança, canto, percussão, literatura e artes visuais, que aglutinam as potências e o revertem em processos de educação e criação coletivos. 

Entre os principais números da trajetória da Casa estão:  Realização de 18 peças teatrais, com a participação de aproximadamente 5 mil alunos. Exibição de produções para cerca de 100 mil pessoas. Mais de 15 mil crianças e adolescentes estudaram na Casa durante seus 25 anos de atividades. Produção de mais de 50 ações entre festivais, carpet shows, atos artísticos, espetáculos e brincatos. Todos eventos gratuitos e abertos à comunidade.

Programação de aniversário

Live de aniversário:  11 de maio de 2021, às 19h.  O link do zoom será disponibilizado nas redes sociais da instituição

Programação:  Video Mapping  criado pelo Coletivo Algo+ritmo (UFMS)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no