Artes

Casa de Ensaio lança curso de teatro musical com mestre formado em Londres

Elverson Cardozo | 28/02/2015 07:37
Casa de Ensaio fica na Rua Visconde de Taunay, esquina com a avenida Afonso Pena, no bairro Amambai. (Foto: Luciano Muta/Arquivo)
Casa de Ensaio fica na Rua Visconde de Taunay, esquina com a avenida Afonso Pena, no bairro Amambai. (Foto: Luciano Muta/Arquivo)

A Casa de Ensaio, em Campo Grande, retornou as oficinas oferecendo uma novidade: o curso de "Introdução ao Teatro Musical", que será ministrado pelo diretor Philipe Faria, mestre em teatro pela London University, Central School an Speech and Drama, em Londres.

Como não é necessária nenhuma experiência anterior com o gênero, a ideia é montar uma turma iniciante ao sábados, a partir do dia 7 de março, das 9h às 11h. Mas hoje (28), para lançar a novidade, Philipe vai fazer uma apresentação gratuita na Casa, no mesmo horário.

"Vou mostrar um pouco da metodologia. Como no teatro musical trabalhamos com três segmentos das artes cênicas separados, o canto, dança e interpretação, vou mostrar como eles funcionam para, depois, colocar juntos porque aí a dinâmica muda", adianta. 

O curso, prossegue, vai até dezembro e será dividido em quatro módulos. O primeiro é de sensibilização. "Vamos conhecer algum instrumento, um pouco de técnica vocal, de corpo, dança, para entender o vocabulário", explica. O segundo será destinado à construção de personagem e interpretação de textos de musicais. O terceiro é voltado ao drama e o quarto à comédia. 

Philipe Faria é mestre em teatro pela London University. (Foto: Divulgação)

O objetivo do curso, diz o material de divulgação, "é desenvolver a sensibilidade física (sinestesia), a percepção de si mesmo e do outro, entender as bases do teatro musical, analisar e interpretar textos e letras de músicas de clássicos do teatro musical e a criação de personagens".

A qualificação, anunciam, permite descobrir limites e peculiaridades do próprio corpo, entendê-lo em cena, expandir vocabulário de movimentos, registrar ritmos e diferentes qualidade de movimentos e controlar a respiração.

Entender a música como parte da história contata, entender o coro como única voz composta e descobrir a voz cantante, a voz do personagem, também estão entre os objetivos.

Philipe reforça essa ideia e acrescenta: "Esse curso é uma iniciação ao teatro musical. Pessoas que não tem experiência com teatro ou música são bem-vindas". O professor comenta, ainda, que muita gente, inclusive do meio artístico, tem preconceito com o gênero, por considerá-lo raso. Mas isso, garante, não é verdade. "Música é uma ferramenta muito poderosa de alcance", argumenta.

Philipe já partipou de alguns musicais, como ator e diretor. Na lista, “O estranho mundo de Jack”, “Amor sublime amor”, “Despertar da Primavera” e “Planeta dos carecas”.

A mensalidade do curso custa R$ 120,00. Para solicitar inscrição ou obter outras informações é só enviar um e-mail para abrindoportas96@gmail.com. O contato pode ser feito, ainda, pelo telefone (67) 3384-4843.

Outros cursos - Além do Teatro Musical, a Casa de Ensaio oferece os seguintes cursos: Capoeira, Yoga, Arte para crianças, Canto, Danças Urbanas, Tai Chi Chuan e Kung Fu. As mensalidade são revertidas para o programa chefe da

Casa de Ensaio, o "Brincaturas e Teatrices", que atualmente atende a 130 crianças. Cada uma é contemplado com uma bolsa integral para participar do curso, que tem duração de 5 anos consecutivos. A formação é composta por um circuito de oficinas artísticas gratuitas, como jogos tradicionais, teatrais, dança, música, audiovisual, artes visuais, literatura, entre outras práticas.

Histórico - A Casa de Ensaio é uma OSCIP (Organização Social sem Fins Lucrativos) que existe desde 1996 para cultivar a cidadania, vivenciar a infância, potencializar talentos e expandir conhecimentos de crianças e adolescentes, com idades entre 8 e -17 anos, em desigualdade social e cultural em Campo Grande. Para saber mais, clique aqui

Nos siga no